Com intermediação da Prefeitura acordo põe fim a greve no transporte coletivo em Itabuna.
redação

Por volta das 17 horas desta sexta-feira, a assinatura de uma ata pôs fim à paralisação dos cobradores e motoristas do transporte coletivo de Itabuna, garantindo a volta à circulação dos ônibus da São Miguel e da Rio Cachoeira. O Sindicato dos Rodoviários de Itabuna acatou a proposta das empresas de 9% de reajuste dos salários e de 12% no ticket refeição. O secretário de Transportes e Trânsito, Roberto José da Silva, que acompanhou e mediou as negociações, comemorou o fim da greve que parou 100% dos ônibus do sistema de transporte coletivo urbano.  

 

Como parte do acordo, a categoria rodoviária também aceitou que uma comissão discuta a implantação de plano de saúde extensivo a familiares e dependentes de motoristas, cobradores e outros profissionais do setor. O secretário Roberto José considerou que houve avanços, já que a paralisação do sistema durou menos de12 horas, mesmo não tendo sido possível fazer cumprir a determinação legal de manutenção de pelo menos 30% dos ônibus rodando, até que trabalhadores e empresas chegassem a um acordo.

 

“Foi muito importante diálogo para eliminar o impasse”, disse o secretário, que desde a manhã desta sexta-feira trabalhou intensamente juntamente com a equipe de diretores da Settran para que o sindicato e as empresas chegassem a um acordo na mesa de negociação e evitar mais prejuízos à população.  “Estamos atuando para que até o final deste ano os usuários tenham um sistema de transporte público por ônibus confortável, seguro e com novos itinerários”, afirmou Roberto José da Silva que faz referência ao projeto que autoriza a licitação para o transporte coletivo, enviado há uma semana pelo prefeito Claudevane Leite à Câmara de Vereadores.  

 

Já neste sábado, cumprindo a determinação da Prefeitura, por meio da Settran, mais cinco ônibus seminovos da Viação São Miguel passarão a rodar elevando a nove o número de ônibus que substitui ônibus velhos da frota com mais de 10 anos. Na próxima semana a empresa Expresso Rio Cachoeira também se comprometeu a colocar carros seminovos para o transporte de passageiros.

 
 
mais notícias....