Representação da Bahia em Brasília discute oferta de água em quatro estados.
redação

A recuperação e a preservação das nascentes de água na Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Alagoas estão sob o olhar dos representantes estaduais em Brasília. Em audiência na Representação da Bahia, na manhã desta terça-feira (30), eles apresentaram a situação preliminar em cada um desses estados para técnicos do Ministério da Integração e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O representante baiano, Jonas Paulo, defendeu uma pauta organizada e conjunta para que os estados possam pleitear mais apoio do governo federal na questão do abastecimento hídrico para as populações. Conforme explicou, este é um período de seca e, por isso, ações emergenciais precisam de efetivação. O grupo também está motivado para pautas de médio e longo prazo. Um exemplo é a ideia de que os municípios que recuperarem suas nascentes sejam gratificados com incentivo fiscal.

A situação da oferta de água detalhada será apresentada em uma segunda rodada de conversas. Caberá, agora, aos representantes reunir informações técnicas de seus estados, listando ponto a ponto o que há de emergencial em relação à captação de água. “Nossa pauta é conjunta. Com organização, é mais fácil que os resultados sejam efetivados. A força dos estados juntos é maior”, disse Jonas Paulo.

 
 
mais notícias....