Novas instalações da Farmácia Municipal inauguradas em Ilhéus.
Responsáveis pela dispensação e distribuição de remédios, os equipamentos encontram-se sediados no Bairro Cidade Nova.
redação

A gestão municipal de medicamentos passou a contar em Ilhéus com nova sede, inaugurada oficialmente, na manhã desta sexta-feira, 31, pelo prefeito Jabes Ribeiro, e pelo secretário de Saúde, José Antonio Ocké. Com o objetivo de facilitar a dispensação e distribuição de remédios, a Farmácia Pública Municipal e a Central de Abastecimento Farmacêutico já estão funcionamento em um mesmo prédio, localizado na rua Teodoro Sampaio, no bairro Cidade Nova. O atendimento da Farmácia acontece em horário comercial, sempre de segunda a sexta-feira.

Durante a inauguração, o prefeito Jabes Ribeiro visitou os setores da Farmácia e da Central de Abastecimento. “A entrega dessas novas instalações é mais um passo no sentido de melhorarmos a saúde pública no nosso município. Em meio a tantas dificuldades, precisamos continuar trabalhando de forma intensa para atendermos cada vez melhor a nossa população”, comentou o prefeito.

Já o secretário de Saúde, Antônio Ocké, destacou que o as obras de reforma e adequação do prédio incluíram, entre outros serviços, pintura geral, reparos no forro, instalação de aparelhos de ar condicionado e revisões completas nos sistemas elétrico e hidráulico. “Estávamos tendo grandes dificuldades nas instalações anteriores. Além disso, sentíamos a necessidade de centralizar as operações de distribuição e dispensação para otimizar o trabalho”.

Farmácia e Central de Distribuição - Por sua vez, a coordenadora de Assistência Farmacêutica do Município, Simone Soares, explicou que a Farmácia Pública Municipal é uma unidade de dispensação de medicamentos de referência voltada para usuários da rede básica, agravos de média complexidade, demandas judiciais e medicamentos sujeitos a controle especial.

 “No mesmo prédio, mas com entrada pela rua Almiro Vinhais, temos a Central de Abastecimento Farmacêutico, que é o setor responsável pela distribuição de medicamentos. Atualmente, o setor beneficia 21 unidades de saúde do município, além do Caps II (Centro de Apoio Psicossocial), Samu 192 e Centro de Referência em DST-AIDS.

Simone Soares acrescenta que a Farmácia conta com o trabalho de dois farmacêuticos e três servidores responsáveis pela dispensação direta ao usuário. Já a Central, segundo ela, possui um farmacêutico e quatro funcionários. “Vale ressaltar que, em média, a Farmácia atende de 250 a 300 prescrições por dia”, completa, salientando que os dois equipamentos oferecem 250 itens padronizados. Além de técnicos e profissionais de saúde, também prestigiaram a inauguração os vereadores Ivo Evangelista e James Costa.

 
 
mais notícias....