Programa Água para Todos chega à zona rural de Itiruçu.
redação

Mais 254 famílias baianas foram beneficiadas com o fornecimento de água tratada e encanada, desta vez, na zona rural de Itiruçu. Por meio da Embasa, o Governo do Estado implantou o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), iniciativa que integra o conjunto de medidas do programa Água para Todos, que visa a universalização do acesso à água. O governador Rui Costa esteve, nesta quinta-feira (27), na sede da cidade para inaugurar, simbolicamente, o sistema de abastecimento. No dia 1° de setembro, o município completa 80 anos de emancipação política. A inauguração antecipou as comemorações.

Em discurso, o governador reafirmou que proporcionar água ideal para consumo (potável), é uma das prioridades da atual gestão e que investir em água de qualidade reflete na saúde da população. "Para melhorar ainda mais e dar continuidade ao programa, criamos a Secretaria de Infraestrutura Hídrica, que tem a Embasa e a Cerb executando as obras".

Aproximadamente mil pessoas das localidades Várzea, Assentamento do Incra, Eucalipto, Lagoa dos Laços, Marialva e Tiririca foram contempladas com o SIAA composto por uma adutora de 7,7 quilômetros de extensão, além de três reservatórios que, juntos, têm capacidade para 120 metros cúbicos de água. Também prestigiaram o evento os secretários estaduais de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, e da Educação, Osvaldo Barreto, além do ouvidor-geral do Estado, Yulo Oiticica, entre outras autoridades.

A dona de casa Cristiane Miranda, 36 anos, e o lavrador Admilson Froes, 40, vivem com dois filhos, um deles recém nascido, na comunidade de Várzea. Conforto e higiene foram alguns itens destacados por ela. "Antes, a água que a gente usava não servia para lavar a roupa do bebê. Agora, serve". Cristiane lembra ainda da dificuldade vivida nos tempos do caminhão pipa. "Antes, [a prefeitura] colocava a água no tanque e a gente tinha que pegar a água com a vasilha para botar dentro de casa. Hoje, a gente tem na torneira, não precisa ficar pegando balde pra carregar a água".

Além das moradias rurais, que passaram a receber água regularmente, unidades públicas de saúde e educação também foram atendidas pelo Sistema. Para a técnica em enfermagem, Elma Santana, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Anísio Pires, também na localidade de Várzea, a chegada da água foi essencial. "A gente sofria muito em dia de atendimento. Às vezes, tinha que deixar o banheiro fechado porque não tinha água. E nos dias de lavar, tinha que carregar água de balde. [O SIAA] nos ajudou muito. Muito mesmo".

Educar para Transformar

Ainda na cidade, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, visitou o Colégio Estadual Maria Cândido de Castilho Fontoura, onde conversou com estudantes e professores. Entre as principais demandas apontadas pela comunidade escolar estão a reforma da quadra de esportes e a implantação de um laboratório de informática.

Com cinco salas de aula, a unidade possui 461 alunos matriculados no ensino médio. Na opinião do aluno do 3° ano Vitor Novaes, 19 anos, a visita foi importante. "Ele pôde ver algumas necessidades da nossa escola e conviver, pelo menos um pouco, com nossa rotina, saber o que a gente passa e necessita".

Durante pronunciamento em frente à Igreja Matriz de Itiruçu, Rui Costa pediu novamente que os adultos, sejam eles pais, mães, avós, tios, padrinhos ou até vizinhos, ajudem no que ele chama de "corrente do bem", em prol da educação. "Se um de nós, quando vir uma criança fora da escola, procurar saber o que aconteceu, porque ela não está em sala de aula, nós vamos ajudar a melhorar a educação na nossa cidade, no nosso estado”.

Rui também reiterou a necessidade de os familiares perguntarem às crianças e jovens se elas estão com alguma dificuldade no ensino. "A educação é o que transforma a vida das pessoas", destacou.

 
 
mais notícias....