Prefeitura pede parceria da população no Dia da Limpeza Pública.
redação

Na data em que se comemora e o Dia da Limpeza Pública, a Prefeitura de Itabuna reforça a necessidade de cooperação e parceria da população para que a cidade se mantenha limpa, livre de lixões e com a coleta domiciliar e a varrição das ruas e avenidas do centro e dos bairros em dia. Diariamente, os serviços dos 190 funcionários do Departamento da Limpeza Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) são executados entre as 7 da manhã a 1 hora da manhã do dia seguinte envolvendo logística de carrinhos de mão, caçambas, retroescavadeiras e até tratores.   

 

Mas, segundo, Vicente José da Silva Santos, é necessária que as pessoas colaborem com os serviços de varrição, roçagem, poda de árvores e pintura de meio-fio e de conservação de vias e praças públicas. Nesse sentido, o diretor Departamento de Limpeza Pública conta que a cada dia o setor chega a receber mais de 50 ligações telefônicas com pedidos de retirada de lixões das ruas e de terrenos baldios, roçagem e capina, dentre outros serviços através do numero 3612-9825.

 

As chamadas acontecem todos os dias muito embora a Prefeitura mantenha a regular a coleta de lixo domiciliar e hospitalar ao custo mensal de R$ 500 mil, quase 50% menor que na gestão passada. Para Vicente José Silva Santos há todo um esforço e dedicação dos funcionários do Departamento de Limpeza Pública que procura oferecer um serviço de qualidade para a população. Cerca de 170 mil toneladas de resíduos sólidos são coletados pelos oito caminhões compactadores da empresa Biosanear em turnos diurno e noturno.

 

“Temos uma equipe enxuta para atender uma demanda intensa de serviços de limpeza em toda cidade. O trabalho diário é árduo, todos os dias têm um cronograma a seguir. Muitas do Departamento de Limpeza Pública possuem itinerário fixo como, por exemplo, as equipes que atendem as feiras-livres e as principais praças da cidade. Além disso, temos as demandas extras que surgem ao longo do dia, devido a um dos principais problemas que enfrentamos na cidade: o descarte irregular do lixo. Então, é necessário que as pessoas se conscientizem para que a Prefeitura mantenha a cidade sempre limpa”, comenta Vicente José da Silva.  

 

“Quanto aos bairros a maioria conta com coleta diária, mas muitas pessoas ainda teimam a colocar sacos de lixo fora do horário determinado, através de tabelas distribuídas entre a população. Outros deixam o lixo acumulado em um certo ponto da rua onde mora, tornando o local ponto de descarte irregular de lixo na própria vizinhança. O que acaba prejudicando toda a comunidade”, afirma o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Sedur.

 

Nestes locais, a população faz o descarte de restos de construção, móveis e utensílios domésticos imprestáveis ou velhos que acabam se tornando focos para a proliferação do mosquito da dengue e do zika vírus. “É preciso que a população esteja consciente e seja nossa parceira, procurando colocar seu lixo próximo ao horário de coleta”, explicou Vicente José Silva Santos.

 
 
mais notícias....