Flica estimula o turismo e faz jovem sonhar, diz governador.
redação

A quinta edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) reúne na cidade do Recôncavo baiano, no mês que vem, autores consagrados nacionais e internacionais. Lançado nesta sexta-feira (18), em Salvador, o evento tem como destaque o Espaço Educar para Transformar, que receberá lançamento de livros, exposições e outros eventos. Neste final de semana, a Flica abre a programação com atividades na Caixa Cultural, na capital baiana.

Durante o lançamento da festa literária, o governador Rui Costa ressaltou a maior presença do Governo do Estado na Flica por meio de ações de cultura, turismo e principalmente de educação, como parte das propostas do programa Educar para Transformar. "Eu não separo educação de arte e cultura. A literatura estimula a meninada a estudar mais, a conhecer o mundo das letras e um evento como esse na Bahia, além de ser bom para o turismo, para a economia, é maravilhoso para fazer com que os jovens possam sonhar".

A Secretaria da Educação do Estado vai lançar 19 obras de literatura infantil. Assinadas por 16 autores baianos, as obras selecionadas por meio de edital público terão 800 mil exemplares distribuídos para alunos de alfabetização em toda a Bahia como parte das ações voltadas para alfabetizar todas as crianças baianas até os 8 anos, uma das metas do Educar para Transformar.

A programação inclui ainda a Tenda Literária, com diversas oficinas e mostra dos projetos da Rede Estadual de ensino como o Tempos de Arte Literária (TAL) e o Festival Anual da Canção Estudantil (Face). Versão da festa literária dedicada ao público infantil, a Fliquinha terá apresentações do Coro Juvenil do Neojiba.

Programação diversificada

De 14 a 18 de outubro, a Flica deve atrair um público de 40 mil pessoas, segundo a organização. Além de autores e editoras nacionais e internacionais, Cachoeira recebe diversas manifestações culturais, musicais e educativas. "Com a chegada do Governo da Bahia no patrocínio master, pudemos dar um plus com cinco dias de programação muito diversificada, com autores premiados internacionalmente que nunca vieram ao Brasil, best-sellers de alta vendagem, juntamente com autores baianos", afirma o coordenador-geral da festa literária, Emmanuel Mirdad.

O Espaço Educar para Transformar reserva ao público contação de histórias e saraus, além de lançamentos literários. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) lançará o livro 'Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix', adaptação de um dossiê elaborado para a proteção de 10 terreiros nas duas cidades. Outra obra lançada na Flica será a Série de Lendas Africanas e Orixás, de Edsoelda Santos. A secretaria de Cultura do Estado (Secult) lançará ainda o Projeto Mapa da Palavra, cadastro criado para mapear e difundir trabalhos de autores, coletivos e grupos literários.

A Fundação Pedro Calmon vai levar os ônibus da Biblioteca Móvel e Feira Móvel de Livros para a Feira das Editoras Baianas, oportunidade para autores e editores baianos mostrarem sua produção. Em ação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), uma mostra e debates divulgam a Década Internacional do Afrodescendente. A campanha de promoção da garantia de direitos e liberdades fundamentais previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

'Pré-Flica'

Nesta sexta e sábado (18 e 19), o programa nos palcos e salas do espaço Caixa Cultural inclui mesas literárias compostas pelos autores Cristóvão Tezza, Ronaldo Correia de Brito, Sônia Rodrigues, Victor Mascarenhas, Fabrício Carpinejar, Miriam de Sales, Ana Maria Gonçalves, Daniel Thame e Laurentino Gomes. Por meio da Fundação Pedro Calmon, a Secult divulga a campanha 'Leia e passe Adiante'. A ideia é estimular a distribuição e compartilhamento de livros adultos e infanto juvenis.

A abertura da Pré-Flica foi com o escritor baiano Antônio Torres, membro da Academia Brasileira de Brasileira de Letras e grande homenageado na edição deste ano. "A partir da Flica, a Bahia foi introduzida no mapa de festas literárias nacionais. Estas iniciativas são muito benéficas porque aproximam o público leitor do autor".

Em Cachoeira, a estimativa da rede hoteleira é que a ocupação nos hotéis chegue a 100% antes mesmo do evento. Restam poucas vagas nos hotéis e pousadas. Para receber os milhares de visitantes do evento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) realiza ações de qualificação dos serviços turísticos com cursos voltados para trabalhadores de hotéis, bares, restaurantes e comércio.

 
 
mais notícias....