Semáforos inteligentes começam a ser instalados em Ilhéus.
Os novos equipamentos possuem temporizador, sistema que, entre outras vantagens, informa o tempo restante para que o sinal volte a abrir ou fechar. Nesta primeira etapa, a intervenção beneficiará sete pontos da cidade.
redação

Com o objetivo de melhorar o tráfego e a segurança no trânsito, a Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), iniciou a instalação de sete novos semáforos, com temporizador, em pontos variados da cidade. Além da substituição de sinais em locais estratégicos da zona urbana, um conjunto semafórico foi instalado no cruzamento entre as avenidas Itabuna e Princesa Isabel.  A informação é que esse investimento no trânsito chega a aproximadamente R$ 2 milhões.

 

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Isaac Albagli, nesta primeira etapa, os novos semáforos substituirão os antigos existentes nos seguintes pontos de Ilhéus: Praça Cairú, Avenida Itabuna/Avenida Canavieiras, Avenida Itabuna/Rua Lindolfo Collor (entrada do Malhado), Avenida Canavieiras/Rua Visconde de Mauá (proximidades do IME e Receita Federal), imediações da Praça do Tamarineiro, no Malhado, e Rua 13 de Maio, no Pontal.

 

Segundo Albagli, os semáforos que estão sendo substituídos possuem quase 20 anos em funcionamento. “Em virtude dessa realidade, nos últimos meses, eles vinham apresentando diversos defeitos, o que causava, com muita frequência, inúmeros transtornos no trânsito” enfatiza. O secretário destaca, ainda, que a Prefeitura vinha encontrando dificuldades para adquirir peças de reposição.

 

Ele garante que, na segunda etapa do trabalho, todos os demais conjuntos semafóricos serão trocados. “Além disso, com a proposta de garantir uma maior segurança no trânsito, o governo municipal também planeja contemplar pontos da cidade que ainda não possuem esses equipamentos”, completa Isaac. Além dos novos conjuntos semafóricos, o programa Ilhéus em Ação também trabalha com outras intervenções voltadas para melhorar o ordenamento do trânsito, como melhoria e recuperação da malha viária, através do funcionamento da usina asfáltica, instalação de sinalização horizontal e ações educativas.

 

Inteligentes - Conhecidos como semáforos inteligentes, as novas máquinas são equipadas com temporizadores, sistema que, entre outras vantagens, informa aos motoristas e pedestres o tempo restante para que o sinal volte a abrir ou fechar. “Esses temporizadores aumentam a segurança no trânsito e contribuem de forma significativa para a redução de acidentes”, afirma o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Isaac Vinhas.

 

A primeira etapa de instalação dos novos semáforos de Ilhéus coincide com a realização da Semana Nacional de Trânsito, evento que se estende até esta sexta-feira, dia 25. Desde o dia 18 de setembro, uma extensa programação de caráter educativo e preventivo, incluindo seminário, blitzen, palestras, passeio ciclístico, distribuição de panfletos informativos e simulações de acidentes com aplicação de primeiros socorros, tem sido cumprida.

 
 
mais notícias....