Ilhéus debate pactuação do SUS com municípios vizinhos.
Durante três dias, gestores de saúde de cidades vizinhas debateram diretrizes, objetivos e metas nacionais para o ano de 2015
redação

Ilhéus sediou, entre os dias 22 e 24 deste mês, a primeira Oficina de Trabalho de Planejamento Regional Integrado de Saúde Sispacto, ProgVs e PPI Gradualizada, com a finalidade de pactuar diretrizes, objetivos e metas nacionais para o ano de 2015 no setor. Participaram do evento, gestores de saúde de toda a região sul da Bahia, somando 68 municípios.

 

O evento possibilita que municípios que trocam entre si serviços de saúde ordenem esse fluxo de trabalho, permitindo que aquelas cidades com estrutura médica reduzida possam oferecer à sua população atendimento de alta e média complexidades em outro município, através de compensações financeiras. Hoje, Ilhéus pactua no Sistema Único de Saúde com mais de 30 cidades vizinhas, se tornando referência no setor.

 

No dia 22, durante a cerimônia de abertura, o secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké, ressaltou a importância de Ilhéus para toda a região nessa área, bem como os avanços que estão sendo realizados, reforçando que o município voltou a ser palco para eventos de grande importância nos cenários regional e estadual.

 

Uma das organizadoras da ação, a chefe de Alta e Média Complexidades da Secretaria de Saúde de Ilhéus, Fernanda Ludgero, avalia o trabalho como de “extrema importância para cada um dos municípios que pactuaram entre si metas, ações e serviços de saúde a serem ofertados para toda população”.

 

Este trabalho está articulado com a Programação das Ações do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (ProgVs) e a Programação Pactuada Integrada (PPI - Gradualizada), que pactua procedimentos da Rede Cegonha, e o Sispacto que é o sistema que alimenta as metas e indicadores nacionais.

 

Ainda segundo o secretário Ocké, isso se dá devido à “credibilidade que voltamos a ter, resgatando e colocando Ilhéus como um município com ampla capacidade de expansão de serviços e investimentos em saúde, e que incansavelmente buscará novos recursos para saúde do povo de Ilhéus”.

 
 
mais notícias....