Projeto abre zoológico de Salvador para visitação noturna.
redação

Quem passasse pelo Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (Zoológico de Salvador) por volta das 19h desta terça-feira (29), jamais imaginaria que ali estavam um grupo de mais de 20 crianças que foram conhecer e ver, muitos pela primeira vez, animais de hábitos noturnos. Somente com uma luz de uma lanterna nas mãos da bióloga do Zoo, e em silêncio, os pequenos, acompanhados por alguns pais e responsáveis, escutavam atentamente as explicações e acompanhavam cada movimento dos bichos que durante o dia quase não aparecem para o público.

O grupo, do coletivo Aprendendo Brincando, participou do Projeto Zoo Noturno, que permite que o público conheça animais como cobras, lobos guarás, o gato do mato, a jaguatirica, e o tamanduá bandeira, que normalmente estão escondidos durante o dia ou, se aparecem, estão mais sonolentos e menos ativos do que no período da noite. Segundo a técnica ambiental do Inema e coordenadora de educação ambiental do zoológico, Laís Santos, esse é o principal objetivo da iniciativa. “A ideia é que as pessoas venham para conhecer e ver esses bichos curiosos que tem hábitos diferentes dos demais, e, muitas vezes, passam despercebidos pelos visitantes durante o dia”, contou.

As crianças, acompanhadas de responsáveis, começaram a se concentrar na área do zoológico pouco antes da visita começar, marcada para às 18h30. Ansiosa, Fernanda Bárbara de Oliveira, de 10 anos, estava no zoológico pela primeira vez e gostou da ideia da visita à noite. “Eu acho que vai ser muito bom ver como é de noite e vir com meus amigos é melhor ainda”, falou.

Na visita, Fernanda e os amigos, entre 4 e 14 anos, foram recebidos com um teatro de sombras, que conta a história do homem no planeta Terra e sua relação com a natureza. Depois eles ouviram uma pequena exibição de fotos sobre os animais do zoológico e ouviram atentamente às instruções de segurança para o passeio à noite que incluem, entre outras medidas, ficar em silêncio para não assustar os animais, não dispersar, não tentar alimentar os bichos e usar coletes com faixas refletivas.

Para a coordenadora do grupo Aprendendo Brincando, a pedagoga Rita de Azevedo, atividades como essa são uma oportunidade de ensinar às crianças de uma maneira divertida. “É só perceber como eles ficam felizes e agitados por estarem no zoológico à noite, sob a luz da lanterna, encontrando bichos que muitos nunca viram antes. É uma forma muito divertida de aprender, e é muito bom ser tão bem recebido também pela equipe, que entra na brincadeira com os meninos”, contou a pedagoga.

Projeto Zoo Noturno

A organização e realização da visitação noturna contam com apoio da equipe técnica e vigilantes, que estendem o horário de funcionamento do zoo duas vezes por semana para grupos diversos, de acordo com Laís Santos. “Recebemos escolas, universidades, famílias, é um programa para todas as idades e que agrada bastante quem vem conhecer”, contou a coordenadora de educação ambiental.

Para participar da ação, os grupos precisam agendar as visitas, que acontecem sempre às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h, com o mínimo de 15 e o máximo de 25 pessoas, e um grupo por dia. As reservas podem ser realizadas através do site www.zoo.ba.gov.br, pelo e-mail zoo.educar@inema.ba.gov.br, ou pelos telefones 3116-7953 ou 3116-7954.

 
 
mais notícias....