Terminal de Integração Ônibus-Metrô Pirajá é entregue à população.
redação

Limpo, seguro e bonito são os três adjetivos mais utilizados por ambulantes, passageiros e condutores de ônibus para qualificar o Terminal de Integração Ônibus-Metrô de Pirajá, que foi oficialmente entregue na manhã desta quinta-feira (4) pelo governador Rui Costa e o presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença.

Durante visita ao local, Rui Costa afirmou que está empenhado em promover a integração dos ônibus que chegam à estação Pirajá com o Metrô de Salvador. Na opinião do governador, o investimento realizado só faz sentido se houver a integração tão desejada pelos passageiros. "Hoje, estamos oficialmente fazendo a entrega deste terminal de Pirajá para a população, que vai funcionar integrado com a estação do metrô. Estamos negociando - o Governo do Estado, a CCR e as empresas de ônibus -, o acordo final".

O governador também informou que participa nesta quinta de uma reunião com o intuito de fixar uma data para a integração definitiva de todos os ônibus metropolitanos e intermunicipais que serão integrados ao metrô. "Vamos fixar uma data de integração do ônibus urbano. Em terminais como este só terão acesso os ônibus integrados".

O Terminal é ligado à estação de metrô por passarelas, escadas rolantes e elevador, com monitoramento 24 horas, por meio de 50 câmaras de vigilância. Sob administração do Governo do Estado desde abril de 2014, o Terminal de Ônibus de Pirajá – o segundo em movimentação de transbordo de Salvador, atrás apenas da Estação da Lapa, com cerca de 130 mil passageiros/dia – recebeu investimentos da ordem de R$ 22 milhões.

O governador também viu o andamento das obras do Complexo Pirajá, onde vão funcionar o setor administrativo e o pátio de manutenção dos trens do metrô. A exemplo de todas as obras do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas, as melhorias no terminal Pirajá são resultado de parceria público-privada (PPP), firmada entre a concessionária CCR Metro Bahia e o Governo do Estado.

O presidente da CCR, Luís Valença, explicou que “no contrato de concessão firmado no final de 2013 existe a obrigação de, além construir as Linhas 1 e 2 [do Metrô], ampliar e reformar os terminais que já existiam”. Segundo ele, o terminal foi ampliado em 11 mil metros quadrados e teve todas as plataformas reformadas. “Hoje, contamos com 32 novas baias. Faziam parte da nossa obrigação, que está cumprida e entregue ao Governo da Bahia”.

Limpeza e segurança agradam população

O Terminal Pirajá atende principalmente às pessoas que moram nos bairros como Pirajá, Calabetão, Castelo Branco, Jardim Santo Inácio, Sete de Abril, Vila Canária, Dom Avelar, Águas Claras e Cajazeiras. Estima-se que, diariamente, 150 mil passageiros utilizem o terminal, entre eles, o pintor e morador de Cajazeiras Ueliton Paixão. “Para o que era, hoje em dia, a estação [terminal] Pirajá mudou muito. A limpeza, a segurança, o tratamento das pessoas, os ônibus que não demoram mais. Não fica mais aquele tumulto na entrada”.

Para padronizar os serviços prestados no local como a venda de bebidas (não alcoólicas) e cerveja, os 96 ambulantes credenciados para trabalhar no local receberam fardamento e balcões feitos em vibra de vidro. Há 28 anos, Paulo Cesar de Jesus, 47, tira da venda informal o sustento da família. “Antes era uma bagunça. Depois da reforma melhorou muito. Está mil vezes melhor. Espero que as pessoas possam zelar”.

Com funcionamento das 4h à meia noite, o Terminal Pirajá recebe 1,5 mil ônibus todos os dias. Além de toaletes destinadas ao público em geral, dispõe de sanitários exclusivos aos rodoviários. O motorista Luiz Carlos Souza é um deles. “Isso aqui está de primeiro mundo. Bem melhor o embarque o desembarque. Com metrô, então, ficou ótimo”.

 
 
mais notícias....