Alunos concluem cursos Pronatec ministrados pela Funceb.
redação

Os cursos de Assistente de Camarim, Iluminador Cênico, Agente Cultural e Editor de Vídeo do Programa Nacional de Acesso Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizados no Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado (Funceb), serão concluídos pelos alunos com montagem de instalação no palco do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, na próxima terça-feira (5).

Os cursos são realizados pela Secretaria de Educação do Estado, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult), e as aulas ministradas pelo CFA, por meio da Escola de Dança da Funceb. "Esta é uma das mais importantes ações políticas dos governos federal e estadual. Possibilita que jovens estejam em cursos técnicos, aprendendo ou se aperfeiçoando para o mercado artístico e cultural", afirma a diretora da Funceb, Fernanda Tourinho.

No dia da formatura das turmas, gestores da cultura, representantes das instituições parceiras, convidados, formandos e suas famílias irão circular pelo palco do TCA, entrando em contato com processos e resultados dos cursos, a exemplo dos filmes curtas-metragens e experimentos de edição produzidos pelo curso de Editor Vídeo; experimentos com figurinos e adereços do curso de Assistente de Camarim; elementos do programa de rádio do curso de Agente Cultural. A iluminação do espaço estará 100% nas mãos dos alunos de Iluminação Cênica.

Pelo terceiro ano, o CFA apoiou a iniciativa, resultado da parceria entre as duas secretarias. Os cursos fazem parte do eixo Produção Cultural e Design, realizados no âmbito do Pronatc, do Ministério da Cultura MEC, numa ação conjunta com o Ministério da Cultura (MinC). “Os cursos do Pronatec têm grande importância para a área de formação técnica no campo das artes da cena, sendo instigante pauta do Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural, 2015, em Brasília”, informa a diretora do CFA, Marle Macedo.

Os cursos têm duração de 240 horas e atuam, de forma significativa, na qualificação de inúmeros artistas, estudantes, agentes e trabalhadores da cultura como espaço de aprimoramento de suas atividades, ocupando uma lacuna existente, cumprindo a função de consolidar as políticas públicas que objetivam aproximar o mundo do trabalho do universo da educação e da cultura. Os cursos tiveram início e dezembro, 2015 e se encerram em abril próximo.

Grande procura


Oitenta vagas foram oferecidas para os quatro cursos da Funceb/Secult e uma média 800 pessoas se inscreveram para a seleção, de acordo com a coordenadora pedagógica Suki Guimarães. “O Pronatec vem para a Fundação de uma forma muito interessante, justamente porque atende a uma demanda grande do mercado em relação à qualificação técnica e um desejo da instituição de superar essa lacuna”.

Ela enfatiza que os cursos, em geral, são direcionados a jovens em busca da profissionalização - os que estão cursando ensino médio ou finalizaram os estudos, mas ainda não estão engajados no mercado - e também aos trabalhadores da cultura. "A oferta dos cursos preenche um espaço lacunar no âmbito da qualificação para o mercado de trabalho em arte e cultura, no qual esses cursos, geralmente, são raros e onerosos".

De acordo com Suki, os cursos Pronatec têm uma abordagem prática do conhecimento. Os alunos aprendem fazendo e interagindo com diferentes espaços de produção de suas áreas específicas. Os cursos buscam articulação, parcerias ou participações de instituições, artistas e técnicos como meios de aproximação dos alunos com o ambiente artístico e cultural e alguns de seus nichos de produções.

Os alunos de Agente Cultural, por exemplo, estiveram no Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (Irdeb), no bairro da Federação, em Salvador, conhecendo a Educadora FM e estarão produzindo um programa de rádio inspirado na Reprotai, rádio comunitária que funciona no Espaço Cultural Alagados, alcançando a região do fim de linha do Uruguai. Os de Assistente de Camarim, após leitura dramatizada de trechos da peça Hamlet, de Shakespeare, criaram trajes inspirados pela experiência e também estiveram com Luiz Santa, numa oficina sobre conservação de perucas e adereços. Eles ainda participarão como auxiliares da montagem do Balé do TCA (BTCA).

Os inscritos no curso de Editor de Vídeo conheceram o Studio da Produtora Quanta e atuaram com as estruturas e equipamentos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura da Secretaria da Educação e da TV Pelourinho. A assessora técnica do TCA, Irma Vidal, atuando como professora desta edição do Pronatec, tem proporcionado aos alunos o acompanhamento de algumas de suas criações de luz de espetáculos da cidade. Além disso, os alunos estão imersos no ambiente da Iluminação Cênica do TCA, acompanhados de Antonio Marcos, chefe desse setor, e conhecendo a estrutura de iluminação de diferentes teatros da cidade. Mais detalhes sobre os cursos estão disponíveis no site Funceb.

 
 
mais notícias....