Entregue terceiro Distrito Integrado de Segurança do Litoral Sul.
redação

O combate à criminalidade em Maraú e municípios vizinhos ganhou o reforço de mais um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), inaugurado nesta quinta-feira (7) pelo governador Rui Costa. A unidade, a terceira da região e a oitava do tipo no estado, abrigará a Delegacia e o Destacamento da Polícia Militar. Na ocasião, Rui ainda entregou 30 barracas para comercialização de produtos da agricultura familiar em feiras e visitou o Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul, como parte das ações do programa Educar para Transformar.

Segundo o governador, os Diseps são um conceito novo que o governo está implementando para integrar as polícias Civil e Militar, facilitando as ações em conjunto. “A PM tem a função do policiamento ostensivo e a Civil faz o trabalho investigativo. Promovendo a aproximação, melhoramos segurança pública”, disse. Rui ainda afirmou que outra forma de reforçar a segurança é melhorando a educação. “Por isso vou à escola. Assim a gente descobre o que precisa ser feito, encarando os problemas e resolvendo”, explicou.

Quem vive na zona rural afirma que a segurança já melhorou e será ampliada ainda mais com o Disep. Wilson Alves, de 48 anos, mora em Maraú há dez anos com a mulher e dez filhos. “Melhorou [a segurança] porque antes tinha muito assalto, eles tomavam moto. Agora já tem viatura passando na zona rural, dando assistência para a gente. Com esse equipamento novo, o Disep, vamos ter mais segurança ainda”, comemorou.

Diseps

Os Diseps integram em uma mesma estrutura as polícias Civil e Militar que, com a proximidade, têm a possibilidade de colaboração facilitada, aumentando a eficiência e a eficácia das ações para manter a população em segurança. Entre as atividades desenvolvidas estão o combate ao tráfico de drogas, aos assaltos e arrombamentos a bancos e caixas eletrônicas, além do policiamento das estradas das sedes e zonas rurais dos municípios do interior.

Já foram implantados Diseps nos municípios de Uruçuca, Bonito, Iguaí, Capim Grosso, Buritirama, Bom Jesus da Lapa e Itapé, com investimentos de mais de R$ 20 milhões. Além dos já entregues, as obras de mais oito unidades se encontram em fase de conclusão, com investimento total da ordem de R$ 33,2 milhões. As unidades em execução estão localizadas nos municípios de Serrinha, Porto Seguro, Salinas das Margaridas, Mata de São João (Praia do Forte), Juazeiro, Itapetinga e Vera Cruz, além de Salvador, no bairro de Cajazeiras.

Agricultura familiar

A presidente da Associação de Agricultores de Maraú, Lucila Conceição Santos, afirma que as novas barracas, entregues pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vão melhorar a renda e a qualidade do trabalho dos pequenos produtores beneficiados.

“Somos 40 agricultores familiares na nossa associação e trabalhávamos em barracas de madeira, cedidas pela prefeitura. Agora, cada pessoa vai ter a sua barraca. Vai facilitar, não vai misturar mercadoria, vai melhorar muito a vida do agricultor”, disse Lucila.

 
 
mais notícias....