Governo promove São João em Salvador e mais 92 cidades.
redação

O São João da Bahia 2016, realizado pelo Governo do Estado, movimenta Salvador e mais 92 municípios do interior, com diversão garantida para baianos e turistas, do norte ao sul baiano. Na capital, a diversidade de ritmos e manifestações culturais são marcas dos shows gratuitos no Centro Histórico e em Paripe (Praça João Martins), no Subúrbio Ferroviário. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site do São João da Bahia.

No Terreiro de Jesus foi montada uma estrutura especialmente para receber as apresentações do dia 23 (Orquestra Sanfônica, Adelmário Coelho, Cicinho de Assis, Val Macambira, Dorgival Dantas), 24 (Del Feliz, Nonô Curvelo, Flávio José, Targino Gondim, Tenison Del Rey) e 25 de junho (Virgílio, Estakazero, Zelito Miranda, Alceu Valença, Poiz é). Os shows estão marcados para começar a partir das 17h.

Nesse mesmo período, atrações especiais também se apresentam no Largo do Pelourinho, sempre a partir das 18h. Na quinta, passam pelo espaço Gereba, João Almeida, Bando Virado no Mói de Coentro e Flor Serena; na sexta é a vez de Tio Barnabé, Trio Virgulino, Kevi Jonny e Genard; e no sábado Colher de Pau, Renato Fecchine, Carlos Pita e Cacau com Leite.

Forró nas praças

Também de quinta a sábado, as praças Pedro Arcanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, receberão o público a partir das 19h, com atrações de forró tradicional, eletrônico e pé de serra. Os escolhidos para as apresentações nos três espaços se inscreveram em edital para artistas e bandas de forró e congêneres. Os candidatos foram classificados pela pontuação com critérios como portfólio, audição de CD e análise da concepção artística, envolvendo performance no palco, figurino e empatia com o público, avaliados através de DVD.

Na praça Tereza Batista se apresentam Forró Frutos Nordestinos, Jó Miranda, Xote Bakana (no dia 23); Mondicá no Forró, Dheia Lessa e Ú Tal do Xote (no dia 24); e Forró Sarakura, Forrozão Asa Branca e Juan Barão (no dia 25).

Na Pedro Arcanjo os shows serão comandados por Sarapatel com Pimenta, Xote de Anjo e Alpercata de Arrasto (no dia 23); Sobe Poeira, cacique do Nordeste e Feijoada com Feijão (no dia 24); e Léo e Thiago, Welington Pacheco e Pedro Sampaio (no dia 25).

Já na praça Quincas Berros D’Água o forró será por conta da Ralabuxo, Cole Comigo e Vinny Brasil (no dia 23); Jhon Robert, Forró Xote e Celo Costa (no dia 24); e Zefa de Zeca, Mel sem Pimenta e Jorge Zarath (no dia 25).

Festa no subúrbio

Em Paripe, a tradição do forró se junta ao sertanejo e ao arrocha. Na sexta-feira (24) a animação será garantida pela banda Filomena Bagaceira, Torres da Lapa, Jeane Lima, Jonas Esticado e Simone e Simaria; e no sábado (25) pelos grupos Forrozão, Canários do Reino, Kart Love, Cangaia de Jegue e a cantora Paula Fernandes. Os shows no Subúrbio Ferroviário estão marcados para começar a partir das 17h nos dois dias de festa.

Interior

Com o objetivo de apoiar a realização de eventos neste período junino pelo interior do estado, a Bahiatursa contemplou, por meio de seleção pública, 92 municípios.

Confira a lista: Abaíra, Amargosa, Andaraí, Anguera, Antonio Gonçalves, Arataca, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra Da Estiva, Barra Do Rocha, Bom Jesus Da Lapa, Brotas de Macaúbas, Cachoeira, Caculé, Cairu, Canápolis, Capim Grosso, Carinhanha, Catu, Condeúba, Contendas do Sincorá, Coração de Maria, Coribe, Cruz das Almas, Dias D’ávila, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Gandu, Guajeru, Guanambi, Heliópolis, Ibipitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Igaporã, Igrapiúna, Ipirá, Irajuba, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itaetê, Itagibá, Itanhém, Itaquara, Itatim, Itiruçu, Jaguaquara, Jaguarari, Jeremoabo, Jucuruçu, Lafaiete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Lapão, Lençóis, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Malhada, Maracás, Maragojipe, Mata de São João, Matina, Miguel Calmon
Mortugaba, Muniz Ferreira, Nova Fátima, Ouriçangas, Paulo Afonso, Pé de Serra, Piatã, Pindobaçu, Planaltino, Prado, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Riachão do Jacuípe, Santo Antônio de Jesus, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Teixeira de Freias, Terra Nova, Tucano, Ubaíra, Uma, Utinga e Valente.

 
 
mais notícias....