Principais ações da SIHS são destaque em palestra na Federação das Indústrias do Estado da Bahia.
redação

As principais ações da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) foram apresentadas, nesta quinta-feira (28), pelo titular a pasta, Cássio Peixoto, ao fazer palestra atendendo convite da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Na ocasião, ele apresentou pequeno balanço das ações, em andamento no ano de 2016, na secretaria criada na gestão do governador Rui Costa.

O secretário destacou ainda que a SIHS tem o papel de fomentar, acompanhar e executar estudos e projetos de infraestrutura hídrica, além de executar a Política Estadual de Saneamento Básico, exceto os componentes de manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais urbanas.

No quesito barragens, o titular da secretaria citou três em construção, entre elas, a do Rio Colônia, em Itapé, no sul do estado, que beneficiará 353 mil habitantes. As obras estão 25% concluídas e devem ser finalizadas no segundo semestre de 2017. Ao falar das adutoras, Cássio Peixoto elencou a construção da Adutora do Algodão, na região de Guanambi, que está com 95% da segunda etapa concluída.

Poços e sistemas de abastecimento

Em 2016, a SIHS perfurou 346 poços, dos 550 previstos, implementou 249 sistemas simplificados de abastecimento de água e possui 204 em andamento. O secretário referiu-se ainda a outros diversos sistemas integrados de abastecimento de água, “a exemplo da Bacia de Tucano – Programa Águas do Sertão -, abrangendo as cidades de Cícero Dantas, Fátima, Heliópolis, Adustina, Paripiranga, Tucano, Araci Euclides da Cunha e Monte Santo. O investimento na obra, no valor de R$ 231,6 milhões, resultará em 15.568 ligações domiciliares”.

Ainda na palestra, o titular da SIHS informou sobre os planos estruturantes - Plano Estadual de Segurança Hídrica; Plano Estadual de Saneamento Básico; Plano Urbanístico e Ambiental do Vetor Ipitanga; Plano de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Salvador, Santo Amaro e Saubara (Parms); e Planos Municipais de Saneamento Básico.

 
 
mais notícias....