Substituição de equipamentos reduzirá custo de energia no Iperba.
redação

Uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a concessionária de energia elétrica Coelba possibilitará a redução do consumo de energia na maternidade do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), localizado bairro de Brotas, em Salvador. Serão substituídas 900 lâmpadas fluorescentes por de LED e a troca de 80 aparelhos de ar condicionado por novos, com melhor eficiência energética. Os equipamentos, que não representarão nenhum custo para Sesab, começaram a ser instalados nesta semana.

A estimativa de redução do consumo de energia é 155 mil kWh/ano, aproximadamente, 18% do consumo atual da maternidade. A ação faz parte dos esforços da Sesab e da concessionária para o programa de eficientização energética. Nos hospitais Geral do Estado (HGE) e Roberto Santos (HGRS) estão sendo feito estudos de viabilidade também com esse propósito.

De acordo com o diretor-geral da Sesab, Gilson Lima, profissionais do órgão estão trabalhando para diminuir o consumo de todos os recursos naturais nas unidades onde atuam. “Em 2016, até julho, já conseguimos reduzir em 5% o consumo de energia elétrica em relação a 2015, o que representa uma economia de cerca de R$700 mil. A nossa meta é chegar aos 10%”. As lâmpadas LED chegam a consumir até 90% menos que as incandescentes. O tempo de vida útil é de mais de 15 anos, enquanto a comum dura apenas um. Além da redução no consumo de energia elétrica, não contêm mercúrio e nem emitem calor e raios ultravioleta.

 
 
mais notícias....