Mutirão de Cirurgias chega à Região Metropolitana de Salvador.
redação

Para reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), prosseguiu com o Mutirão de Cirurgias, desta vez, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Durante três dias (de 26 a 28 deste mês), cerca de 500 pessoas que vivem em Dias D’Ávila, Conde, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho foram atendidas nas unidades móveis estacionadas no Centro Administrativo de Camaçari, com a realização de consultas e exames pré-operatórios.

Para muita gente, esta é a a oportunidade de realizar procedimentos cirúrgicos como retirada do útero, pedras na vesícula e ainda hérnias inguinal, umbilical e epigástrica. Foi o caso da babá Vanilda Miguel, 41 anos, moradora de Camaçari, que vai retirar o útero por causa de miomas. “Estou satisfeita. O atendimento é nota 10. Têm pessoas que realmente são necessitadas”.

Mutirão de Cirurgias



Antes das cirurgias, os pacientes passam por uma bateria de exames como eletrocardiograma, ultrassom e raio X do tórax, este último para os maiores de 45 anos. Em seguida, são submetidos à avaliação médica e do anestesista. Há cerca de um ano, o eletricista José Batista dos Santos, 57, do município de Dias D’Ávila, aguarda pela cirurgia de hérnia inguinal.

Ele elogiou a agilidade na prestação dos serviços do mutirão. “Não levei nem meia hora para ser atendido. Já passei pela ultrassom, pelo eletro e as pessoas me trataram muito bem. Maravilhoso”, disse o profissional autônomo, enquanto aguardava para tirar a radiografia torácica, nesta quarta-feira (28).

Aos 53 anos, o pedreiro Gesivaldo Gonçalves, de Catu, está prestes a eliminar as dores que sente por causa de pedras na vesícula. “Eu não tinha condições de pagar para fazer [a cirurgia]. Minha esperança é ficar bom, com os amigos, trabalhando, fazendo esforço. Na minha situação não posso fazer isso”.

Mutirão Cirurgias


De acordo com a coordenadora da etapa do Mutirão de Cirurgias, em Camaçari, Paloma Protásio, a expectativa da Sesab é que sejam realizadas 350 cirurgias, a partir da próxima segunda-feira (3), no Hospital Geral de Camaçari (HGC). “O médico validando, estando tudo bem com os exames, automaticamente, o paciente vai para o agendamento, de onde já sai com o cartãozinho, orientações pré-operatórias, indicando o dia e local da cirurgia”.

O próximo município a receber o mutirão será Valença, no baixo sul. As consultas e exames serão realizados de 5 a 7 de outubro e as cirurgias, a partir do dia 8. Nesta etapa, serão atendidos moradores de Cairú, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães.

 
 
mais notícias....