Secretaria de Saúde disponibilizará novo local para atualizar Cartão SUS.
redação

O secretário de Saúde de Itabuna, Paulo Bicalho, se reuniu na noite da última quarta-feira, dia 19, com os administradores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e com os profissionais responsáveis pela digitação de dados de pacientes da rede pública que alimentam o Sistema de Informação do E-SUS. O encontro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, serviu para esclarecer dúvidas, ouvir sugestões e definir ações para facilitar a atualização de dados dos pacientes.

 

A proposta é identificar o usuário e ao mesmo tempo orientá-lo a procurar a Unidade de Saúde de seu município se ele não for residente em Itabuna. O secretário lembrou que pelo menos 20% das pessoas atendidas nas UBS eram oriundas de outros municípios da região.

 

No encontro ainda foi discutido sobre o Cartão Nacional de Saúde cujos dados dos usuários também estão sendo atualizados conforme orientação do Ministério da Saúde. O processo vem sendo feito nas próprias UBS e unidades de Saúde da Família (USF), o que vem sobrecarregando os servidores da saúde.  

 

Para minimizar a sobrecarga tanto nas UBS quanto dos digitadores e, principalmente, facilitar o acesso do usuário ao serviço, o secretário municipal de Saúde garantiu todo o suporte, visando agilizar o processo de atualização de dados no sistema de informação.

 

Entre as medidas está a descentralização do serviço que também passará a ser feito a partir desta sexta-feira, dia 21, no auditório da Secretaria de Saúde, situada na avenida Amélia Amado, 5, centro. No local já estão sendo instalados terminais de computadores interligados à rede. As equipes de digitadores também já estão prontas para o atendimento ao público.  

 

FAÇA VOCÊ MESMO!

 

O secretário adiantou ainda que o próprio usuário que tenha acesso à internet, poderá solicitar a atualização, pelo CadWeb  acessando o  link:

 https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm.

 

Já na página, basta preencher os dados de identificação com o nome completo, CPF, nome da mãe, data de nascimento e cidade de nascimento. Em seguida é preciso digitar o código de confirmação numa imagem que aparece na página e clicar “cadastrar”

 

“Nossa preocupação é atender ao usuário em suas principais necessidades com um serviço de saúde que garanta o mínimo de conforto, qualidade e eficiência. Por isso, buscamos sugestões de quem lida diretamente com o grande público, para que possamos juntos, trabalhar em favor de uma saúde pública que satisfaça o usuário quando ele necessitar do serviço na rede pública”, reforçou o secretário.

           

DIÁLOGO

 

“Foi um encontro muito produtivo”, destacou o administrador Alberto Araújo, da UBS Alberto Teixeira Barreto, no bairro Califórnia, ao confirmar que a troca de idéias entre os trabalhadores da saúde e o gestor resulta na potencialização do atendimento e na melhor prestação do serviço.  “Esse diálogo aberto com o secretario de Saúde sem dúvida contribui para a melhoria do nosso trabalho e do serviço que prestamos ao público”, reforçou o digitador John Soares.    

 
 
mais notícias....