Bases Comunitárias de Segurança recebem 84 uniformes de futebol.
redação

A prática esportiva em bairros de Salvador que possuem Bases Comunitárias de Segurança (BCS), do Programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado, ganhou um reforço importante. Foram entregues, na última quarta-feira (19), no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, em Piatã, 84 uniformes de futebol, parte do Projeto Gol Social.

A cada gol marcado na Arena Fonte Nova durante a disputa dos jogos de futebol das Olimpíadas Rio 2016, masculino e feminino, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), doou dois uniformes de futebol completos para cada gol assinalado. Em dez jogos, foram 42 gols.

A solenidade de entrega contou com a presença dos secretários estaduais do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, e da Segurança Pública, Maurício Barbosa, além do comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão. Os uniformes foram entregues aos comandantes das bases e representantes das comunidades, como o presidente do Conselho Comunitário de Fazenda Coutos, Neilson Costa. “Além de futebol, nossas crianças e jovens praticam, por meio do Projeto Campeão Cidadão, futsal, música e boxe. Inclusive, já rendeu frutos, com a conquista do Campeonato Baiano de Boxe por um dos jovens da nossa comunidade”, contou Neilson, orgulhoso.

De acordo o secretário Álvaro Gomes, faz parte da política do Governo estimular a prática do esporte entre adolescentes de comunidades em desvantagem social. “Nossa meta à frente da Setre sempre foi a de tornar o esporte um fator de desenvolvimento humano e inclusão social. Daí a decisão em realizar a campanha”.

Para o titular da SSP, Maurício Barbosa, “mais que uma ação de segurança, o Pacto pela Vida abriu portas para que ações e políticas públicas contemplassem essas comunidades onde estão instaladas as Bases Comunitárias de Segurança”. Já o comandante-geral da PM, Anselmo Brandão, destacou a integração entre a comunidade e o Governo. “A principal ferramenta dessa integração tem sido o esporte, que tem um grande poder de incluir e transformar, principalmente jovens e crianças”, garantiu.

Foram contempladas com as doações as BCS de Águas Claras, Bairro da Paz, Calabar, Rio Sena, Chapada do Rio Vermelho, Nordeste de Amaralina, Uruguai, São Caetano e Santa Cruz (na capital). Em seguida, os uniformes serão entregues nas Bases de Camaçari e Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Salvador); e Porto Seguro, Vitória da Conquista e Itabuna (interior)

 
 
mais notícias....