Centro de Referência à Inclusão Escolar de Ilhéus completou 15 Anos.
redação

O Crie (Centro de Referência à Inclusão Escolar), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Seduc), comemorou 15 anos de existência em Ilhéus com uma vasta programação realizada durante todo o ano. O equipamento é uma instituição pública que presta atendimento educacional especializado para alunos com deficiências, altas habilidades e transtorno global do desenvolvimento.

 

Atualmente, além da sede localizada na avenida Itabuna, número 1956, o Crie também atua em 15 salas multifuncionais instaladas em unidades da rede municipal de ensino. “É importante ressaltar que o Centro de Referência à Inclusão Escolar começou suas atividades em Ilhéus em 2001 como um órgão de apoio. No entanto, somente em 2011, por meio do Decreto 012, ele foi regulamentado como uma entidade educacional”, informa a diretora do Crie, Luciane Costa.

 

A diretora do Crie acrescenta que as salas de atendimento multifuncional incluem as seguintes áreas: DA (Deficiência Auditiva), DV (Deficiência Visual), DI (Deficiência Intelectual), TGD (Transtorno Global de Desenvolvimento), Educação Física Adaptada e DAP (Dificuldade de Aprendizagem e Psicologia). O órgão conta com triagem, avaliação psicológica e assistência social, além do apoio nas salas de aula com profissionais de coensino e interpretação de Libras.

 

Crie – O Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) atende atualmente centenas de alunos, entre crianças e adolescentes portadores de deficiência intelectual, visual, auditiva, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), autismo diversas dificuldades de aprendizagem, como a dislexia, disgrafia e discalculia.

 

O centro de referência funciona nos turnos matutino, das 7 horas às 11h30min, e vespertino, das 13 às 17 horas. A equipe de profissionais é formada, entre outros, por pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, educadores físicos e professores especializados em Libras e Braille.

 
 
mais notícias....