Bahia amplia capacidade de receber turistas no voo Campinas-Salvador.
redação

Visitar a Bahia por meio de transporte aéreo ficou mais rápido e confortável. Na manhã desta quinta-feira (1º), a Companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras passou a realizar o voo que liga o aeroporto de Viracopos, em Campinas, no Estado de São Paulo, a Salvador, com uma nova aeronave. Com 174 lugares, o airbus A320 substituiu o modelo Embraer 195, e passa a oferecer 56 poltronas a mais em cada viagem. O acréscimo de lugares reforça o turismo, facilitando o acesso de visitantes ao território baiano. Na chegada à capital, o avião foi recebido com uma espécie de batismo, em que o Corpo de Bombeiros direciona jatos d’água para o ar, uma iniciativa tradicional na aviação para celebrar momentos importantes.

A turista do Mato Grosso do Sul, Kelen Barão, foi passageira no primeiro voo e se surpreendeu com a novidade. “Para nós passageiros foi uma surpresa porque a gente não esperava pegar um avião tão maravilhoso. Superou todas as expectativas. O tempo foi perfeito, dentro do que estava previsto. Foi a melhor viagem que eu já fiz até hoje”, afirma.

De acordo com o secretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur), José Alves, a expectativa é que na alta estação a Bahia receba no mínimo cinco milhões de turistas, sendo dois milhões apenas para Salvador. O otimismo é baseado no conjunto de esforços do Governo do Estado que tem prospectado voos internacionais e tem incluído a redução do valor de tarifa nas negociações com as companhias aéreas que desejam atuar na aviação regional com descontos no ICMS do combustível utilizado em aviões.

“O turismo na Bahia passa por renovação. O crescimento do turismo vai ser cada vez maior. É contrapartida das empresas, inclusive, as propagandas. Elas serão responsáveis por divulgar o roteiro Bahia. As pessoas vão ouvir o ano todo o quanto é interessante vir ao nosso estado”, afirma José Alves.

Em novembro deste ano, o governador Rui Costa assinou decreto reduzindo de 17% para 12% a alíquota do ICMS sobre a aquisição de querosene de aviação para companhias aéreas que ampliarem em até 40% o número de assentos para voos nacionais e internacionais com destino à Bahia. Para as empresas que atuação na aviação regional a alíquota pode chegar a 7%, o que pode impactar de maneira expressiva na economia.

“A aviação regional, além das questões de turismo, oferece oportunidades de incentivo à economia de cada uma das regiões, o transporte de material de saúde, assim como também agrega interesses no agronegócio”, afirma o diretor de Terminais da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Denisson Oliveira.

O voo


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras conta, na Bahia, com o maior número de bases servidas dentro de um mesmo estado – são dez: Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Valença, Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Barreiras e Lençóis. Ao todo, no estado, a companhia chega a mais de 60 decolagens diárias.

Na alta temporada de verão, a Bahia será o estado que mais receberá voos extras da Azul, com mais de 350 operações entre dezembro e fevereiro. Os voos levarão clientes de todo o país para o estado e vice-versa. Além disso, a empresa proporcionará a ligação inédita de Bauru-SP para Porto Seguro-BA.

“Porto Seguro é um dos destinos mais procurados na alta estação. Nós sabemos e vamos garantir essa ligação para garantir um acesso fácil, seguro e rápido”, afirma o assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras.

 
 
mais notícias....