Calendário de festas populares incrementa o turismo na Bahia.
redação

As celebrações que marcam o Dia de Santa Bárbara tiveram início às 5h deste domingo (4), no Centro Histórico de Salvador, e tiveram ponto alto com a missa campal, realizada no Largo do Pelourinho. Uma das manifestações populares religiosas mais antigas e permanentes da Bahia, a festa guarda registros desde o século XVII, quando foi construída uma capela devocional no bairro do Comércio, às margens da Baía de Todos os Santos.

Desde 2008, a homenagem a Santa Bárbara é registrada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac) como Patrimônio Imaterial da Bahia, e atrai devotos brasileiros e estrangeiros que chegam a Salvador para participar da festa. “Estamos iniciando muito bem o Calendário de Festas Populares da Bahia”, afirmou o secretário estadual do Turismo, José Alves, diante do Largo do Pelourinho completamente lotado de católicos e fiéis do candomblé (no sincretismo afro-baiano, Santa Bárbara é identificada como Iansã), na manhã deste domingo.

As festas populares são um grande atrativo turístico, disse o secretário, assinalando que é muito positiva a expectativa para a temporada de verão. “São crescentes os números registrados pelo porto e aeroporto de Salvador”, situou. “Teremos 5% a mais de visitantes desembarcando de navios. Isto eleva para 155 mil o números de turistas de cruzeiros nesta temporada (2016-17). As companhias aéreas oferecerão voos extras para atender à demanda de passageiros, podendo atingir crescimento médio de 10%, o que impacta positivamente o fluxo turístico global da Bahia estimado em cerca de cinco milhões”.

 
 
mais notícias....