Itabuna mantém Defesa Civil em alerta devido às chuvas.
redação

Por conta das fortes chuvas que vem caindo no Sul da Bahia, a Prefeitura de Itabuna mantém em estado de alerta a Coordenação Municipal de Defesa Civil que, através dos seus técnicos, está monitorando as áreas consideradas de risco e atendendo às solicitações de moradores, cujas residências estão localizadas às margens do Rio Cachoeira e de ribeirões que cortam alguns bairros da cidade, bem como próximo às encostas com probabilidade de deslizamentos de terra. A orientação da Defesa Civil é para que, em caso de acidentes, ou a partir da identificação de riscos, a população entre em contato através do telefone emergencial: 199.

 

Na manhã de quarta-feira (22), por exemplo, a Defesa Civil foi acompanhar in loco a situação de deslizamento nos bairros São Pedro e Daniel Gomes, onde uma casa na altura da Rua 15 de Novembro foi atingida. Segundo o chefe da Defesa Civil, Yuri Bandeira, neste último bairro outras duas casas estão em observação, pois se encontram em área de risco. Porém, no São Pedro nenhuma residência foi atingida.

 

Yuri ressalta que com o aumento na incidência de chuvas na região, a Defesa Civil está alertando à população para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Nos últimos 30 dias, o índice pluviométrico registrou um acúmulo de chuvas superior a 235 mm.

 

A previsão da meteorologia e que até a primeira quinzena de março outros 40 mm sejam registrados. “Tal fenômeno é identificado como chuvas convectivas, popularmente conhecidas como chuvas de verão, que se caracterizam por serem rápidas e intensas”, disse Yuri. Dentre as áreas monitoradas estão os seguintes bairros: Santa Catarina, Nova Itabuna, Maria Matos (Rua de Palha), Maria Pinheiro, Daniel Gomes, Sarinha, Caixa D’Água, Antique e São Roque.

 
 
mais notícias....