Controladora Geral do Município realizou Ciclo de Orientações em Ilhéus.
redação

A Controladoria Geral do Município de Ilhéus (CGM) realizou nos dias 20 e 21, o Ciclo de Orientações para os servidores públicos municipais. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal Adonias Filho,localizado na Rua Dom Valfredo Tepe, no centro da cidade.

 

Os Ciclos de Orientações CGM são atividades integrantes do Programa de Capacitação Continuada para Controles Internos Administrativos. O objetivo é atualizar e compartilhar legislação, normas, experiências e boas práticas, através de treinamentos, oficinais e minicursos.

 

A proposta, ou melhor, a missão é tratar a transparência pública, de modo a favorecer o acesso do cidadão à informação, segundo afirmou o Controlador Geral do Município de Ilhéus, Alex Souza. “Essa capacitaçãoproporciona conhecimento em um primeiro momento, depois a conscientização quanto à cultura do acesso a informação, para que os servidores retornem aos seus setores, sabendo como eles devem agir, e assim possamos ascender no ranking nacional da transparência do Ministério Público”, salientou.

 

Oprimeiro dia teve como foco os servidores da saúde e o tema foi “o papel da Controladoria na Saúde”. O painel, coordenado pela chefe da seção do Controle Interno, Priscila Guimarães Costa, abordou a dinâmica do órgão, o processo de motivação da despesa e os fluxos do pagamento da despesa e das diárias e passagens. O evento dedicou ainda tempo para dúvidas e sugestões a respeito do que foi discutido.

 

O segundo e último dia evidenciou a “Transparência pública e acesso à informação municipal, nas perspectivas do Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia”. Sob a coordenação da auditora do Controle Interno do Município de Ilhéus, Suzi Leal Rodrigues, apresentou-se a legislação a respeito do assunto e os projetos desenvolvidos por todos esses órgãos no fomento e fiscalização da transparência pública e acesso à informação. Além disso, houve a leitura do relatório da situação de Ilhéus na área de transparência, bem como se mostrou a dinâmica pretendida de atuação do CGM a partir do Decreto Municipal nº 027, de 01/02/2017.

 

A iniciativa teve repercussão positiva junto aos servidores públicos municipais. Para a funcionária Helena Maria chamou atenção o fato de o município nunca ter sido realizado essa orientação, palestra ou aprofundamento do tema e relação mais próxima com a Controladoria. “Sou servidora há 34 anos e me senti importante para a transformação dessa realidade ao ser valorizada e também responsável por uma gestão mais transparente e com maior acesso a informação”, completou.

 
 
mais notícias....