Marisqueiras de Canavieiras recebem equipamentos de proteção.
redação

As marisqueiras de Canavieiras, no sul do estado, vão ter mais segurança para desenvolver suas atividades, com os equipamentos de proteção individual que a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), entrega nesta sexta-feira (31), às 14h, na sede da Associação Mãe da Reserva Extrativista de Canavieiras, no centro do município. Elas também serão cadastradas no CadCidadão, sistema que registra a situação social e econômica dos profissionais e as encaminha para programas sociais e de crédito dos governos federal e estadual.

“Cada conjunto de EPI, desenvolvido especialmente para o trabalho de mariscagem, é composto por pares de luvas e botas em neoprene, camisa em dry fit e calça e boné em tactel com bloqueio de 98% dos raios UVA e UVB”, explica a coordenadora de promoção social da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos. Serão entregues 45 equipamentos.

EPI
Conjunto do EPI será entregue pela Bahia Pesca a 45 profissionais da mariscagem
(Foto: Amanda Oliveira/GOVBA)


O EPI possui fator de proteção ultra-violeta, que protege a pele e não absorve o calor solar, minimizando a incidência de câncer, desidratação e envelhecimento precoce. Além disso, as luvas e botas evitam que as mulheres cortem mãos e pés ao tocar os mariscos ou caminhar nas pedras.

Segundo o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, “a melhoria da qualidade de vida das marisqueiras baianas passa necessariamente pela melhoria na qualidade de seu trabalho. É uma atividade com muitos riscos ocupacionais. Ao minimizarmos estes riscos, estamos protegendo nossas profissionais e contribuindo, ao mesmo tempo, para o aumento de sua produtividade”.

CadCidadão

Com o cadastramento no CadCidadão, que acontecerá logo após a distribuição dos EPIs, as marisqueiras poderão obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Bahia Pesca, e que é indispensável para acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o de Habitação Popular.  Com a DAP o pescador é reconhecido como produtor rural e pode acessar diversos programas do governo federal para desenvolvimento da pesca e aquicultura, como financiamentos com baixa taxa de juros e programas de moradia.

 
 
mais notícias....