Em Ilhéus, ruas que ficavam sem varrição até por três anos seguidos agora contam com serviço regular.
redação

Doze comunidades urbanas de Ilhéus que até o ano passado não contavam com serviço regular de varrição de ruas passaram a ter o benefício da ação na atual gestão municipal. Os bairros beneficiados são Nossa Senhora da Vitória, Sapetinga, Jardim Savóia, Salobrinho, Hernani Sá, Teresópolis, Tapera, Olivença e São Miguel, mais as comunidades de Banco do Pedro, Ponta da Tulha e Mamoan. De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, em alguns destes locais a varrição não acontecia há pelo menos três anos.

 

O secretário lembra que quando o prefeito Mário Alexandre (PSD) assumiu o governo, no início do ano, a Sedur não tinha sequer uma vassoura para assegurar a realização o serviço. O mesmo acontecia com outras ferramentas consideradas fundamentais para a realização do serviço de limpeza e manutenção de vias, a exemplo de biscó, facão, rastelo, trincha, enxada e pá. Em quatro meses, grande parte do problema já foi resolvida e a cidade conta com um serviço mais eficiente de limpeza de ruas. "Ainda vamos melhorar mais ainda", garante.

 

"A execução de um serviço como este fortalece até o sentimento de cidadania", analisa Jorge Cunha. "Quando a gente limpa uma rua, a gente inibe as pessoas de jogarem ou depositarem fora de hora o lixo nas calçadas. Elas pensam antes de fazer isso", completa o secretário. Uma prova disso está justamente na queda do acúmulo de lixo doméstico exposto nas vias públicas de Ilhéus. No início da gestão se recolhia em média 259 toneladas de lixo por dia. Hoje o número já foi reduzido para cera de 160 toneladas, mantendo a mesma eficiência da coleta.

 
 
mais notícias....