Polícia Militar realiza formatura dos alunos do Proerd em Itacaré.
redação

O Comando de Policiamento Regional Sul realizou na manhã desta sexta-feira, na quadra poliesportiva do Colégio Municipal Dr. Manoel Castro, em Itacaré, a formatura da turma do 1º semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido pela Polícia Militar da Bahia em parceria com as escolas municipais Maria Benjamina da Cruz e Dr. Manoel Castro, Escola Espaço Educar e a comunidade. A solenidade contou com a participação de centenas de alunos que participaram do programa, pais, diretores, professores, secretários municipais e também do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, que destacou a importância do projeto como alerta e prevenção contra as drogas.

 

Durante o evento foram premiados os alunos que se destacaram pelo comportamento e atuação durante o curso e também os desenhos que trouxeram mensagens do quanto a droga é nociva e traz perigo para as crianças, jovens, adultos e para toda a família. O comandante da 72ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Hosannah Rocha, ressaltou que o Programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar, devidamente capacitado, professores, especialistas, estudantes, pais e a comunidade em geral, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre os estudantes.

 

Em Itacaré esse trabalho foi desenvolvido em três unidades escolares, mas a expectativa é que seja ampliado para as demais escolas. Para isso o prefeito Antônio de Anízio assegurou que a Prefeitura continuará parceira dessa iniciativa que é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz. A solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito Genilson Santana, da secretária de Desenvolvimento Social, Ivonete Damasceno, e dos diretores das escolas contemplados com o programa.

 

Durante as ações do Proerd os estudantes tiveram a oportunidade de saber sobre os riscos das drogas, como evitar e ainda informações para serem muito mais respeitadores e disciplinados. Os instrutores do curso informaram que o programa tem como objetivo a redução da demanda pelas drogas, prevenindo o abuso de álcool e outras substâncias, reduzindo o índice de violência, construindo uma cultura de paz nas escolas, promovendo ações educacionais e de fortalecimento da parceria com a comunidade. Tem ainda o compromisso de complementar o Projeto Pedagógico das Unidades de Ensino, através de metodologia inovadora, dinâmica e cooperativa, visando resultados positivos na garantia da segurança das crianças.

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é a versão brasileira de um programa norte-americano, surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992, chegando à Bahia em 2012. Desde então vem sendo implantados nas unidades escolares com resultados altamente positivos. Essa é a segunda formatura do Proerd realizada em Itacaré.

 
 
mais notícias....