Alunos de escola de Taboquinhas participam do projeto Cine Debate.
redação

Cerca de 250 alunos das sétimas e oitavas séries do Colégio Municipal Paulo Souto, em Taboquinhas, participaram nesta terça-feira, nos turnos matutino e vespertino, do projeto Cine Debate, promovido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura da Prefeitura de Itacaré, em parceria com a Secretaria de Educação. O projeto consiste na exibição de filmes educativos e rodada de debates e discussões sobre importantes temas do dia a dia dos alunos, despertando a consciência crítica e a reflexão sobre os problemas da sua realidade.

 

E nesta terça-feira foi exibido o filme “12 Anos de Escravidão”, que faz uma reflexão sobre as humilhações físicas e emocionais de um negro que foi escravizado e humilhado. Logo após a exibição foi feito um debate e distribuído um roteiro de análise do conteúdo, identificada a síntese, a ideia e a mensagem do filme e discutido sobre as cenas mais fortes da obra. De acordo com os organizadores do projeto, a proposta é trabalhar sempre a identidade dos estudantes, debatendo temas ligados à realidade dos alunos. No próximo semestre serão trabalhados temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Gravidez na Adolescência.

 

SINOPSE - Os coordenadores contam que na exibição do filme 12 Anos de Escravidão foi possível ver a emoção e a identificação dos estudantes. O filme conta a história de Solomon Northup, um negro livre que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos, ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

 
 
mais notícias....