DayHORC: Especialista alerta para necessidade de cuidados com os olhos durante os festejos juninos.
redação

Mês de junho chegou e com ele os festejos juninos, época da maior festa popular nordestina conhecida pelas tradicionais fogueiras, fogos artifícios, bandeirolas e comidas típicas.  Para manter a segurança durante os festejos juninos, o DayHORC- Hospital de Olhos Ruy Cunha alerta a população para situações de risco envolvendo fogueiras e fogos de artifício, pois o contato direto com faíscas ou calor, como as chamas de uma fogueira, podem atingir a visão e causar lesões mais graves ou queimaduras na córnea.

 

Diferente do que muitos imaginam, o alerta vale para crianças e adultos. "Todos precisam ter o máximo de cuidado ao manipular diferentes tipos de fogos, inclusive aqueles que parecem não apresentar perigo como chuvinhas, pois as faíscas podem vir em direção aos olhos e causar um trauma ocular", pontuou a oftalmologista do DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha, Isabela Guimarães, CRM - 13725

 

Uma outra orientação a ser seguida para quem vai soltar fogos é evitar, recolher as bombas ou traques que não explodiram. " Até o inofensivo traque de massa é capaz de causar lesão à córnea. Para esses casos, a dica é jamais se aproximar dos explosivos, que não explodiram. Pois muitos acidentes ocorrem ao tentar recolher esse material, onde muitas vezes o que ocorre é a explosão deste artefato no momento que a criança ou adulto tenta recolhê-lo, causando uma queimadura mais grave nos olhos, ou em outra parte do corpo", alertou a oftalmologista que atenta  ainda sobre a importância da verificação   da data de validade e o certificado de garantia dos explosivos.

 

"Além disso é necessário que se siga atentamente as instruções do fabricante, não permitindo que as crianças façam uso dos fogos sem supervisão de um responsável. Caso haja uma queimadura, o procedimento correto a se fazer é lavar imediatamente os olhos com água limpa corrente e procurar o mais rápido um atendimento oftalmológico", alerta Dra. Isabela Guimarães.

 

Além dos fogos, também são inúmeros os danos da fumaça aos olhos. "A fumaça é um agente irritante e pode desencadear quadros de conjuntivite alérgica ou edema de pálpebra e podem ser percebidos como um ardor, desconforto e lacrimejamento ", concluiu.

 
 
mais notícias....