Prefeitura de Itacaré realiza nesta 5ª feira ações de combate as hepatites.
redação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itacaré, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, realiza nesta quinta-feira, dia 27, uma ação do julho amarelo, que é o mês de combate as hepatites. Como parte dessas ações, serão realizadas em todos os postos de saúde do município, da sede e da zona rural, palestras e testes rápidos para hepatite B e C entrega de resultados e encaminhamento para referência nos casos positivos.

 

A ação acontecerá em todas os bairros e comunidades que possuem postos de saúde e deverá contar com a participação da população, pois a hepatite e um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.  De acordo com Elane Matos, do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Itacaré, a hepatite é a inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

 

A secretaria de Saúde alerta que as hepatites são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.

 

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite. 

 
 
mais notícias....