Ilhéus preparada para receber o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama.
redação

"Um marco a serviço da população feminina de Ilhéus". Assim definiu a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira, a respeito da capacitação que o município ofereceu ontem (8), para profissionais, agentes e membros do Conselho de Saúde do Município. "Agora, a cidade está preparada para receber e atender plenamente ao Programa Estadual de Rastreamento de Câncer de Mama – Estratégia Itinerante", completou.

 

Em parceria com a secretaria estadual de Saúde (Sesab), a palestra de orientação aconteceu das 9 às 12 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus. O objetivo foi  preparar adequadamente a equipe de saúde para o suporte e realização de mamografia bilateral, que ocorrerá no período de 17 de agosto a 2 setembro, no estacionamento do Centro de Convenções, localizado na Avenida Soares Lopes, centro da cidade. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 12, e das 14 às 17 horas, e a expectativa é realizar cerca de três mil exames do tipo.

 

A coordenadora do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama, Jane Araújo, abriu o evento com palestra. De forma leve e didática, ela falou sobre a doença que mais causa mortes entre as mulheres, principalmente na faixa etária de 50 a 69 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Jane Araújo agradeceu à grande plateia presente à capacitação e ressaltou a importância da participação da sociedade no combate à doença, bem como a necessária divulgação dos veículos de comunicação sobre os exames. "Sinto que não estou sozinha e só unidos poderemos mudar esse grave quadro da doença, assim como promover a prevenção ao câncer de mama", ressaltou.

 

Na oportunidade, ela finalizou destacando o empenho do prefeito Mário Alexandre, por meio da secretaria municipal de Saúde (Sesau), para atrair o Programa para Ilhéus. Parte integrante do projeto "Saúde sem fronteiras", o Programa conta com o acompanhamento técnico da Diretoria de Projetos Estratégicos das Ações e Serviços de Saúde, departamento vinculado à Sesab.

 
 
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