Comitiva de Xaxim (SC) visitará Itabuna na terça-feira.
redação

Uma comitiva da cidade de Xaxim (SC), liderada pelo prefeito Lírio Dagorte, visitará Itabuna na próxima terça-feira (15) para conhecer dois projetos importantes voltados para a cadeia produtiva do mel: "Itabuna, Cidade Amiga das Abelhas", que está sendo elaborado pela administração municipal, e "Abelha Rainha" – projeto de reconhecimento internacional criado pela Ceplac através do engenheiro agrônomo e pesquisador Edinei Magalhães. O prefeito Fernando Gomes recepcionará o chefe do executivo municipal de xaxim durante um café da manhã em um hotel da cidade, e logo depois seguirão para a Ceplac, na rodovia Ilhéus/Itabuna.

 

Xaxim é um município catarinense que é referência no estado na produção de mel, e o prefeito Lírio Dagorte virá ao Sul da Bahia justamente para conhecer novas tecnologias na área, por reconhecer o potencial de Itabuna neste setor. "Eles querem conhecer na Ceplac tecnologias de melhoramento de produção de abelhas, pois reconhecem que o Estado da Bahia é o maior produtor de mel do país", informa Erlon Botelho, Diretor de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente de Itabuna.

 

Para ele, a Ceplac terá um papel importante na execução do projeto "Itabuna, Cidade Amiga das Abelhas", do Executivo Municipal, pelo fato da instituição ser uma referência na área de pesquisa, transferência de tecnologia e serviços aos pequenos produtores. "A ideia é estimular o fomento para a cadeia produtiva da apicultura que abrange as regiões Sul e Extremo Sul da Bahia, de modo a atrair investimentos para Itabuna, empresas que produzem equipamentos utilizados na produção do mel".

 
 
mais notícias....