Seletiva para o sul-americano e mundial de pesca de 2018 será em Ilhéus.
redação

Três clubes de pesca da Bahia e mais treze de outros estados disputarão, de 7 a 10 de setembro, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus, o Campeonato Brasileiro de Pesca de Terra Firme (Surfi-casting). O torneio, promovido pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos (CBPDS) e pelo Clube de Pesca de Ilhéus (Clupesil), conta com o apoio da secretaria de Turismo de Ilhéus (Setur). A competição servirá de seletiva para a formação da seleção brasileira masculina e feminina, que disputará o sul-americano e o mundial de 2018.

 

Ao todo serão 180 atletas nas categorias masculino, feminino, máster e sênior, que virão do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Maranhão e Ceará. As baias terão cerca de 15 metros de largura cada. Além disso, um palco com som e microfones será montado no local, para anúncio da pesagem, que contará com juízes credenciados pela CBPDS. A tabela oficial do Ibama, de peso e medida das peças, será cumprida de acordo com regulamento, assim como a devolução ao mar de espécies proibidas (475 espécies em extinção ou em vias de extinção, segundo Portaria 445/14 do órgão).

 

Incentivo – A pesca desportiva profissional promove a participação do crescimento social, econômico em todo o Brasil. Ela está intimamente relacionada com o setor econômico que mais cresce no mundo: o turismo. O presidente da CBPDS, Eduardo Leal, disse que a prática desportiva de pesca ainda é pouco explorada pelo segmento que atua neste nicho do mercado. "Sentimos as dificuldades que outros clubes sentem em todo o Brasil, quando o assunto é patrocínio. Felizmente, estamos tendo o incentivo da atual gestão, que nos apoiou com a infraestrutura necessária para realização de um evento desse porte em nosso município", ressalta.

 

Ainda de acordo Eduardo, após pesagem, os peixes capturados serão doados a instituição filantrópica, Núcleo Espírita Paz, Amor e Caridade, do bairro Nossa Senhora da Vitória. "Praticamos esporte de acordo com a legislação. O atleta consciente pesca com responsabilidade e ainda faz o bem", afirma.

 

Já o presidente da Federação Baiana de Pesca e Atividades Subaquáticas (FBAPAS), Eduardo Paim Braconir, informou que os 10 estados estarão competindo no maior campeonato de pesca de terra firme da história e declara que "Ilhéus já foi palco de um campeonato americano, um sul-americano e sonha em realizar um mundial, em breve, na cidade". Ele completa: "um avanço nesse nível, coloca o município no mapa do turismo brasileiro".

 

Para que o evento discorra tranquilamente, os organizadores chamam a atenção dos banhistas, surfistas e da turma do "baba", que comumente ocupam os espaços da orla da avenida, para que nos dias da competição liberem toda a área da competição, quando estarão montadas as baias. A medida também facilita a circulação das equipes, dos juízes e fiscais de prova.  Este ano a prova contará com o árbitro da Entidade Nacional de Administração de Pesca e Mergulho Amadores do Brasil (ENAD), Irineu J. Kloeckner, do Rio Grande do Sul (RS).    

 

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: clupesil-clupesil@homail.com ou no escritório situado a Praça Coronel Pessoa n° 89, Edf.  Misael Tavares - 9° andar, sala 903, Centro-Ilhéus. 

 
 
mais notícias....