Prefeito diz que áreas de lixões em bairros vão ser transformadas em arenas esportivas.
redação

Onde neste final de semana desportistas da região do Jardim Atlântico, zona sul de Ilhéus, disputaram um campeonato de futevôlei, antes havia um ponto urbano de lixo. O espaço foi revitalizado e hoje é mais uma opção de lazer para os membros da Associação de Futevôlei de Ilhéus.

 

Neste caso, o exemplo bem sucedido de transformação e revitalização do espaço para a prática esportiva contou com a participação efetiva da iniciativa privada. Neste domingo, duplas de Ilhéus e de Salvador disputaram um campeonato interno e receberam a visita do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que foi conhecer o projeto de perto.

 

Modelo - "O que eles fizeram aqui, por intermédio da iniciativa privada, é o que começamos a fazer, também com sucesso, em espaços públicos onde são depositados entulhos e lixo doméstico na zona urbana de Ilhéus", comparou o prefeito. Nos últimos meses, a prefeitura tem investido na construção de arenas em áreas antes só serviam como depósito de lixo. Outras já existentes – mas que estavam necessitando de reestruturação - também foram beneficiadas.

 

O campinho de areia existente no Caminho 7, no bairro Hernani Sá, zona sul do município, passa por requalificação. Em alguns destes locais, os espaços já motivam a prática esportiva, a exemplo do bairro São Miguel e nas imediações da sede da AABB, que ganharam quadras de futebol de areia.

 

Serviços feitos - Ainda no bojo deste plano de ação, passaram por melhorias as arenas esportivas já existentes, das avenidas Litorânea Norte, no bairro do Malhado e Soares Lopes, centro. Ambas foram recuperadas recentemente. Inclusive, nesta última, a atual gestão fez intervenções na iluminação pública do local onde já ocorrem atividades esportivas no período noturno. A prefeitura também já fez melhorias no complexo esportivo do bairro Nossa Senhora das Vitórias, enquanto a quadra de esportes do bairro Savóia está sendo reformada. No Basílio, o espaço que estava abandonado já foi revitalizado.

 

A proposta, de acordo com o prefeito de Ilhéus, é chegar ao final deste mandato com arenas distribuídas por toda a cidade. "A intenção é beneficiar todos os bairros da cidade, utilizando áreas de domínio público ou pertencentes às associações", projeta.

 

"Iniciativas como o surgimento de novos espaços já motivam a Federação Bahiana de Futevôlei a dialogar com o governo para a realização de um grande evento na cidade", revela Danilo Rabat, diretor de Esportes do município. Dirigentes da FBFV iniciaram conversa com o prefeito Mário Alexandre para o município sediar uma etapa do campeonato estadual da modalidade. "As tratativas estão avançadas", garante Rabat. O programa de requalificação e de criação de arenas de areia nos bairros de Ilhéus é feito em parceria com a secretaria municipal de Serviços Urbanos.

 
 
mais notícias....