Bope simula invasão tática no metrô durante capacitação.
redação

Invadir um trem que está sob comando de criminosos foi o aprendizado repassado por equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Bahia para policiais militares alagoanos e de outros estados. A capacitação, realizada durante a manhã, tarde e noite desta segunda-feira (18), faz parte da grade de matérias do II Curso de Operações Especiais (Coesp) da PM de Alagoas. Pela segunda vez, o Bope baiano é escolhido como referência de conhecimento teórico e prático.

Pela manhã, os alunos assistiram a uma palestra do coordenador do Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, Leonardo Balbino, e conheceram a sala de operações e videomonitoramento da empresa. Na apresentação, viram o esquema de segurança do metrô, pontos de entrada e saída, fontes de energia, planos de evacuação, entre outros detalhes do funcionamento daquele meio de transporte.

Já nos períodos da tarde e noite foram os momentos de ação. Sob o comando do capitão Victor de Menezes, um dos instrutores do Bope, foi encenada uma invasão tática em um vagão de metrô tomado por criminosos. “Primeiro, eles conheceram os acessos e depois nos mostraram como devem agir. Pra nós é um privilégio compartilhar nossos conhecimentos com policiais de outros estados. Mostra que somos referência", declarou Menezes. O grupo composto de 13 alunos fica na Bahia até quinta-feira. "Até lá vamos exigir o máximo deles", concluiu o capitão.

 
 
mais notícias....