Nova passarela do Detran conta com 15 câmeras de segurança.
redação

Governador Rui Costa entrega a nova passarela de pedestres da Estação Detran do Metrô Linha 2

Quem esteve na Estação Detran do metrô de Salvador, na manhã desta terça-feira (10), caminhou pela nova passarela, que oferece mais comodidade e segurança para quem precisa atravessar a movimentada Avenida Antônio Carlos Magalhães. Para oferecer mais segurança aos usuários, a passarela conta com iluminação em LED, 15 câmeras de monitoramento interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e ronda do corpo de segurança.

O governador Rui Costa foi conferir o funcionamento da estrutura e conversar com os usuários do sistema sobre a novidade. “Essa passarela contou com um investimento de R$ 6 milhões e representa mais conforto e segurança à população. As 15 câmeras de monitoramento instaladas aqui são um grande avanço e serão implantadas nas outras passarelas da Linha 2 do sistema do metrô, que estão sendo construídas. Pretendo também, juntamente com a CCR, licitar um modelo de processamento computadorizado dessas imagens, para que, por exemplo, uma pessoa que tenha um mandado de prisão em aberto, e acessar as estações e as passarelas, possa ser identificada, com a imagens enviadas à Polícia. Isso nos dará ainda mais segurança para transitar e utilizar os nossos equipamentos”, destacou Rui. 

O equipamento, que tem capacidade para um fluxo de 7.800 pedestres por hora, liga o sistema metroviário a quatro pontos importantes da região: ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), aos pontos de ônibus da via expressa, à comunidade de Saramandaia, e ao comércio da avenida ACM. Além dela, os baianos também podem utilizar o bicicletário da estação, com capacidade para 54 bicicletas. 

Com o dobro da largura do equipamento anterior, a passarela tem 3,60 metros de largura e 360 metros de extensão, e é a primeira estrutura deste tipo da Linha 2. Até o final do ano, serão entregues também os novos acessos das estações Pernambués, Imbuí e Mussurunga.

Oferecendo mais conforto aos pedestres da região e para os cerca de 12 mil usuários que passam pela estação Detran de metrô, a passarela atende às normas de acessibilidade, com rampas de acesso, piso tátil e duas escadas rolantes, uma na saída do Detran e outra próxima ao supermercado G Barbosa.

Bicicletário

O bicicletário da Estação Detran, com 54 vagas, também integra o metrô ao transporte alternativo. Esse é o sexto bicicletário em funcionamento em Salvador, os outros fazem parte da Linha 1 do metrô nas estações Retiro, Acesso Norte, Bom Juá, Bonocô e Pirajá, todos no mesmo horário de funcionamento do sistema metroviário, das 5h à meia-noite. Para utilizar o serviço, basta fazer um cadastro, apresentando documento com foto e comprovante de residência para cadastro. O uso do bicicletário é gratuito e exclusivo para bicicletas de usuários do metrô.

Outras passarelas já existentes, que precisaram ser remanejadas durante as obras da Linha 2 para possibilitar o avanço do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, serão substituídas por novas estruturas a serem concluídas no início de 2018.

 
 
mais notícias....