Ilhéus conclui primeira etapa do Censo Escolar.
redação

A secretaria municipal de Educação já concluiu a primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica em Ilhéus. O Censo – realizado todos os anos - promove um amplo levantamento estatístico-educacional sobre as escolas da rede, verificando o número de matrículas, rendimento dos alunos, infraestrutura das escolas e funções dos docentes. "Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica", explica a secretária Eliane Oliveira. O levantamento envolveu os ensinos Regular, Especial e de Jovens e Adultos (EJA).

 

Todas as 53 unidades escolares foram capacitadas para coletar dados e inseri-los no Educacenso, sistema do Ministério da Educação, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Ilhéus conta com 20.338 alunos nas três modalidades de ensino com 930 professores em sala de aula. São 34 escolas na sede, 13 no campo, cinco conveniadas e um centro de atendimento a crianças especiais.

 

Resultado positivo - O Censo foi iniciado em 31 de maio. A partir de 11 de setembro até 11 de outubro foram feitas as retificações dos dados informados ao sistema do MEC. "Fechamos o Censo com sucesso", comemora Rita Cristina Socorro de Carvalho Machado, chefe de Seção de Matrícula da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do levantamento.

 

O cumprimento legal do censo é considerado fundamental para o repasse de recursos públicos para alimentação e transporte escolar, aquisição de livros didáticos, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, dinheiro direto na escola e atualização de dados junto ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), por onde passam os recursos destinados à educação básica.

 

A próxima etapa do Censo, em fevereiro de 2018, terá referência aos aspectos de rendimento e movimento, condições utilizadas para o cálculo do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação para medir a qualidade de ensino no território nacional, com notas que variam de zero a 10.

 
 
mais notícias....