Ilhéus recebe duas premiações de concurso estadual do Programa Despertar.
redação

A estudante Maria Eloísa Oliveira Pinto Silva, de 11 anos, da Escola Nucleada do Japú, em Ilhéus, foi a vencedora do prêmio Agente Despertar, que tem a missão de estimular a consciência ambiental em estudantes e na comunidade na qual ela está inserida. Ilhéus também foi premiado na categoria Portfólio, conquistando o terceiro lugar.

 

A iniciativa é do concurso é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e, desde 2005, vem ampliando o papel social da entidade, tendo como objetivo promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental.

 

O programa atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais como meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania.

 

Em maio deste ano, o Programa Despertar foi implantado em Ilhéus e coordenadores, professores e diretores foram capacitados para dar início às atividades nas Escolas do Campo. Segundo a Coordenadora Municipal, professora Célia Miranda, 13 Escolas do Campo foram cadastradas e receberam formação para desenvolver o Programa de forma consciente promovendo encontros com as comunidades, realizando e trocando experiências socioambientais.

 

Para a professora, também foram fundamentais as experiências realizadas pelos alunos fora de sala de aula. De forma programada foram realizados dias de campo, trilhas interpretativas, caminhadas ecológicas e de mobilização social nas comunidades, oficinas de reaproveitamento de resíduos, separação do lixo, além do cultivo de horta nas escolas.

 

Atualmente, 80 municípios baianos integram o Programa Despertar, divididos em 10 núcleos. De acordo com Célia Miranda, com a participação inédita, foi dado um grande passo para o município, que integra o Programa Despertar pela primeira vez, avançar na temática da cidadania no campo e em projetos de sustentabilidade. A premiação de Ilhéus aconteceu no Feira Palace Hotel, em Feira de Santana.

 
 
mais notícias....