Rui assegura que Hospital da Costa do Cacau é o mais moderno equipamento do sul da Bahia.
redação

O governador da Bahia, Rui Costa, visitou na manhã de hoje (15), o novo Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. Acompanhado por lideranças regionais, o governador percorreu por todo o hospital e conferiu detalhe por detalhe da mais nova obra estruturante na saúde pública da região nos últimos 35 anos. Com um investimento de R$ 140 milhões, o hospital conta com 230 leitos e será referência para 40 municípios, com atendimento de urgência e emergência 24 horas. O equipamento que era aguardado por moradores de Ilhéus e municípios da região sul da Bahia, será inaugurado logo mais às 16 horas, com a presença de autoridades políticas.

 

Na coletiva que concedeu à imprensa, Rui Costa disse que a maior parte dos hospitais estaduais está localizada em Salvador e, que desde que assumiu o mandato planejou levar hospitais estaduais de alto nível para todas as regiões do interior da Bahia. "80 por cento dos baianos vivem e moram no interior. Estamos trazendo os serviços de média e alta complexidade, a fim de que pacientes não tenham que percorrer milhares de quilômetros para chegar até um hospital em Salvador. Este é um sonho para a região, um sonho do povo do interior da Bahia", destacou o governador.

 

Hospital ensino – Rui Costa disse que o Costa do Cacau é o mais moderno equipamento hospitalar implantado no sul da Bahia e um dos mais modernos do país. "Desde o início, esse projeto foi desenhado para que fosse um hospital de ensino, onde os estudantes de medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz possam acompanhar todos os procedimentos médicos. A Uesc detém um dos melhores cursos de medicina do país", ressaltou Rui, assegurando que o equipamento vai ajudar a formar os futuros profissionais através de uma ambiência totalmente voltada para o ensino médico.

 

Luiz Viana Filho – Segundo Rui, o Hospital Luiz Viana Filho continuará funcionando até a data em que se iniciarão as reformas para transformá-lo em uma unidade Materno-Infantil. Ele informou também que a expectativa é que no máximo em março do próximo ano, inicie as obras de reforma e estima um prazo de oito meses para o término. "Aquela unidade está sendo municipalizada, através da realização de um convênio com o município de Ilhéus para fazer uma completa reforma. Quando o Luiz Viana reabrir, será uma unidade municipal com perfil regional para atender o município de Ilhéus com atendimento de alta complexidade", assegurou Rui Costa.

 

Ao final, o governador ressaltou o diálogo com o prefeito Mário Alexandre, quando, juntos, planejaram a conclusão das obras já contratadas para reforma de seis unidades locais do Programa de Saúde da Família (PSF). Para Rui, Ilhéus ainda precisa melhorar o percentual de Atenção Básica. "O prefeito Marão está convicto e determinado para fazer isto rapidamente. Pediu a nossa ajuda e prontamente estamos apoiando financeiramente o município, para que ele possa concluir mais rapidamente as obras dos Postos de Saúde que já foram iniciados e não foram concluídos", conclui o governador da Bahia.

 
 
mais notícias....