Festival de Teatro da Caatinga recebe grupos do Brasil, Bélgica e Espanha.
redação
O município de Irecê, no centro norte da Bahia, recebe o IV Festival de Teatro da Caatinga, apoiado pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), entre 19 e 27 de janeiro. O evento será realizado no Auditório do Colégio Modelo (Centro) e no Cine Teatro Praça Céu. Nesta edição participam artistas e grupos de teatro de outros estados do Brasil e até de outros países, como Espanha e Bélgica.
 
Com entrada gratuita, o evento terá apresentações de grupos de Salvador, Jacobina, Vitória da Conquista, Irecê, Ilhéus e Natal, com as montagens selecionadas para os nove dias de festival. A programação inclui os espetáculos 'O Sertão é o Mundo', 'Cyrculando', 'Teodorico Majestade', 'O Outro Lado de Todas as Coisas', 'Os Javalis', entre outros.
 
O diretor artístico do festival e curador da mostra, Paulo Atto, ressalta o desafio da curadoria durante o processo de seleção das montagens, após análise das 50 propostas inscritas. “Diante da qualidade dos espetáculos e da diversidade de propostas cênicas, sejam nos temas abordados e linguagens adotadas, nosso trabalho precisou ser bastante cuidadoso e minucioso”, afirma. 
 
Sobre os temas abordados nas propostas apresentadas, Paulo complementa que “muitos dos espetáculos propostos apresentaram uma temática ligada à realidade do sertão, suas tradições e seu imaginário, exibindo falares, prosa poética e imagens sertanejas, fato que agrega valor ao nosso evento”.
 
Premiado no edital Setorial de Teatro da Funceb, de 2016, o IV Festival de Teatro da Caatinga está sendo realizado em parceria e apoio do Fundo de Cultura do Estado (FCBA), mecanismo criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas. O Fundo de Cultura é gerido pelas secretarias estaduais da Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz-BA). Mais informações estão disponíveis na fanpage do festival
 
 
mais notícias....