Prefeito destaca a participação popular no Carnaval Espontâneo.
redação

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Sousa, destacou a participação popular como o principal instrumento responsável pelas manifestações de alegria nas ruas de Ilhéus durante o período do Carnaval, encerrado ontem (13). Este ano, a cidade cancelou a festa oficial, sob a alegação de que o momento de crise nacional requer total responsabilidade e os "pés no chão" dos gestores municipais.

 

Em janeiro a Prefeitura registrouum sequestro por parte da Receita Federal de 4 milhões e meio de reais e viu suspensoo repasse de recursos do governo federal. "Tenho a convicção de que a medida adotada foi a melhor para a coletividade mas, mesmo assim, a festa que aconteceu de forma espontânea valeu pelo espírito da alegria que reinou na avenida Soares Lopes, proporcionado pelos blocos, associaçõesou em pequenos grupos de mascarados", destacou.

 

Durante os dias do carnaval oficial, a avenida foi ocupada de forma espontânea pelos foliões. Blocos, paredões, grupos de mascarados deram o tom da festa popular. Para atender a este público, a Prefeitura organizou segurança, orientação no trânsito e serviços de saúde. Além da área central, os bairros comemoraram o Carnaval. No interior, localidades como Couto e Sambaituba, caíram na folia.

 

Durante o dia, o sol quente estimulou o banho de mar. As orlas norte e sul estiveram lotadas durante todo o carnaval. As barracas, bastante movimentadas. Os hotéis, em especial os localizados no litoral, tiveram 100 por cento de ocupação. O gerente de hotel, Fábio Júnior, destacou que, este ano, a vinda de famílias que optaram em ficar longe do carnaval, resultou em um grande investimento para a cidade. Outro gerente, Cleber Aguiar, disse que a maior parte do público hospedado veio de Salvador e de outras regiões do Brasil.

 

A jovem Darlene Fernandes, disse que Ilhéustem uma ´vibe´ muito boa. Por isso optou em descansar por aqui. O casal Jarbas e Josélia Silva disse ter adorado a cidade. "A ideia inicial era ir para Salvador. Decidimos por Ilhéus para descansar", disse Jarbas. Um levantamento feito e divulgado pelo Hotel Urbano, uma das principais agências online de viagens do país, revela que Ilhéus esteveentre as cidades mais buscadas pelos viajantes brasileiros para o período de carnaval.

 

Investimento – Ao cancelar o Carnaval Oficial, o prefeito Mário Alexandre anunciou investimentos na saúde. Uma equipe de 20 médicos já foi contratada e passa, de imediato, a atender a população da sede e do interior do município. Também anunciou que, com recursos próprios, inicia nos próximos dias a recuperação estrutural de 10 postos de saúde e vai concluir mais sete postos, que estão com obras paralisadas por falta de prestação de contas da administração anterior ao governo federal, "completando, com dinheiro da Prefeitura, o que falta, evitando assim que o município tenha que devolver recursos e ficar sem as obras".

 
 
mais notícias....