Autoridades da Bahia destacam compromisso do prefeito de Ilhéus com a educação pública.
redação

Ao participar hoje (15) à tarde da abertura da III Conferência Municipal de Educação de Ilhéus, no Teatro Municipal, o prefeito Mário Alexandre Sousa destacou o novo modelo de governança que vem sendo executado por sua administração, onde os problemas são enfrentados de frente e o diálogo "sincero, aberto e nem sempre convergente" com os setores organizados da sociedade ajuda na construção de uma cidade melhor para todos.

 

"Estarei sempre disposto a dialogar", disse aos presentes, a maior parte do público formada por educadores e trabalhadores da educação. "O Conselho Municipal de Educação, por exemplo, tem portas abertas no meu gabinete. Ele é importante porque fiscaliza e porque tem também boas ideias que podem contribuir com os avanços que precisamos", destacou Mário Alexandre.

 

Elogios - A presença do prefeito de Ilhéus na solenidade de abertura foi destacada pelas principais lideranças da educação na Bahia. "Não são todos os municípios que tem o seu prefeito sentados à mesa em momentos como este", lembrou o professor Reginaldo Souza, representante do Fórum Estadual de Educação. "É raro no Brasil de hoje e de agora autoridade principal mostrar seu compromisso e seu espírito de agregar junto aos movimentos sociais, junto a uma discussão tão importante quanto esta", completou o secretário em exercício de Educação da Bahia, Nildon Pitombo.

 

Coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), a professora Gilvânia Nascimento, destacou que a mesa de abertura de um evento do porte da Conferência Municipal de Educação, representa uma articulação para que a educação se realize com qualidade. "É sempre bom e importante ter um gestor municipal dentro de um evento da educação. Que participe, que venha, que veja as pessoas, que saiba o que estamos discutindo, quais são as nossas demandas urgentes. Isso faz com que o gestor possa além de conhecer, se comprometer", disse, em alusão à presença do prefeito Mário em diversos momentos de discussão das agendas de educação do município.

 

Até sexta - A III Conferência Municipal de Educação de Ilhéus começou hoje à tarde e segue até amanhã (16) debatendo a consolidação do Sistema Nacional e Plano Nacional de Educação e as proposições de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social. O evento – preparatório para a Conferência Estadual - também conta com a participação da secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira, da professora Anatércia Lopes, presidente do Conselho Estadual de Educação e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Osman Nogueira, também presidente da APPI/APLB.

 

Em um ano de gestão, o prefeito Mário Alexandre reajustou o salário dos professores – que estava congelado há cinco anos -, assinou a recuperação física de dez escolas da rede municipal e a construção da Escola de Piaçaveira, melhorou a qualidade da merenda escolar, ampliou o número de linhas do transporte escolar e criou oito mil novas vagas na rede municipal de ensino.

 
 
mais notícias....