Conder inicia asfaltamento em ruas do Comércio.
redação
A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) inicia, nesta quinta-feira (15), o asfaltamento de sete vias no bairro do Comércio, em Salvador. Já foram concluídas as obras em sete ruas da região e em 30 os serviços estão em andamento, com a recuperação dos passeios para melhoria na acessibilidade. As intervenções integram o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado, de pavimentação de vias e requalificação de calçadas em mais de 270 ruas em toda a região antiga da cidade.
 
O Comércio e Calçada formam o lote 1 do projeto, onde estão sendo investidos R$ 28 milhões para recuperar um total de 50 vias. “Vamos dar início, na noite desta quinta-feira, à primeira parte da pavimentação com a fresagem na Avenida Jequitaia – trecho da Água de Meninos -, Praça da Inglaterra e ruas da Noruega, Espanha, Polônia, parte da Conde D’Eu e Suécia. Os serviços serão realizados no período noturno e não haverá necessidade de interdição do tráfego nesses trechos”, explica o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Maurício Mathias. Na próxima semana, tem início o asfaltamento para finalizar a recuperação dessas ruas.
 
Diálogo aberto
 
Os serviços que estão sendo realizados seguem planejamento que inclui a mobilização da equipe do setor social da Conder, que entra em cena antes da obra começar, para conversar com os moradores. É neste momento que particularidades da rua são observadas, os aspectos importantes da composição, as instituições presentes, moradores que precisam de cuidados especiais, como cadeirantes e idosos. O cuidado é intensificado quando, por exemplo, há necessidade de interrupção dos serviços de água, luz, telefone e também interdição do tráfego.
 
A obra geralmente começa com a requalificação dos passeios e melhorias na acessibilidade para, em sequência, serem iniciadas as intervenções na pista, com a recuperação da via. A instituição coloca à disposição o número 71 3116-6760 para que a comunidade possa tirar dúvidas sobre o projeto, das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 18h, além do endereço eletrônico (email) socialpacpav@conder.ba.gov.br 
 
Na região do Comércio, foi criada a Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO), instituída pelos empresários, para reuniões mensais e visitas técnicas junto à equipe da Conder, quando são discutidos pontos dos serviços que estão sendo realizados na área.
 
Pelas Ruas 
 
As intervenções já estão melhorando o acesso das pessoas a diversos pontos do Centro Antigo de Salvador, bem como tornando mais confortável a mobilidade por ruas, praças e travessas. Esta é uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que seguem as normas de acessibilidade e o desafio de implantar melhorias em ruas antigas, muitas das quais nunca tinham sido beneficiadas com um projeto deste porte. 
 
Ao todo, serão investidos R$ 124 milhões para a melhoria da acessibilidade com a pavimentação de mais de 270 vias e requalificação de calçadas.
 
 
mais notícias....