Hemoba celebra dois anos de coleta no SAC Cajazeiras.
redação

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), comemora nesta quinta-feira (22) dois anos de funcionamento da unidade de coleta de Cajazeiras, localizada no posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do bairro, que tem a capacidade de receber cerca de 120 candidatos por dia. Ela foi inaugurada com o objetivo de descentralizar e facilitar o acesso dos doadores voluntários do bairro e adjacências.

“A chegada da unidade de coleta no SAC facilitou o acesso e a prática da doação e da conscientização da população. A presença de Hemoba em Cajazeiras é muito importante, pois sou doador há muitos anos, mas passei um período longo sem doar por conta da distância e das dificuldades do dia a dia”, afirma Jair Leal, 45 anos, morador de Cajazeiras há 34 e doador fidelizado da Hemoba. Além de doar regularmente, ele ainda realiza a sensibilização no bairro por meio de publicidade sonora com carro de som, bicicleta e rádio comunitária.

Hemoba Cajazeiras
Foto: Carol Garcia/GOVBA


Segundo Isleide Costa, Captadora da unidade, para aumentar ainda mais o número de doadores é necessário ampliar o contato com as lideranças do bairro. “Boa parte dos nossos doadores é chamada de doadores fiéis, aqueles que comparecem à unidade com frequência. Outros moradores do bairro aguardam sempre por campanhas, que são divulgadas através das lideranças comunitárias ou nos meios de comunicação”.

A expectativa da Hemoba é alavancar os estoques de bolsas de sangue no estado e aumentar o número de atendimentos realizados em Cajazeiras. Para isso, conta com a ajuda da comunidade local na tarefa de disseminação da cultura da doação de sangue.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Para realizar a doação, o voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam ser acompanhados por um responsável legal -, pesar 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. É preciso apresentar um documento oficial com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação. Para mais informações, basta acompanhar a Fundação Hemoba nas redes sociais - Instagram e| Facebook. 

 
 
mais notícias....