Vias do Comércio são requalificadas pelo projeto Pelas Ruas do Centro Antigo.
redação

Quem passa ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’ pode conferir a diferença nas vias que cruzam a região e que estão sendo totalmente requalificadas pelo projeto do Governo do Estado. Nesta segunda-feira (19), começou a fase final das melhorias efetuadas no Comércio, que possui 50 logradouros beneficiados pela iniciativa.

Executadas pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), unidade vinculada à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), as intervenções englobam asfaltamento, drenagem e recuperação de passeios, visando a melhoria da acessibilidade na região. O diretor da Dircas, Maurício Mathias, conta que “o trabalho é realizado, primeiro, nos passeios, com a inserção e melhoria de rampas, travessas e piso tátil. Em seguida, são feitos os reparos na pavimentação, garantindo que pedestres e motoristas transitem pela região de modo mais qualificado”.

O Comércio, junto com a Calçada, fazem parte do número 1 de um total de cinco lotes que integram o ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador. No bairro, 50 endereços passarão por melhorias. O comerciante Carlos Correia confessa “esperava uma obra grandiosa como essa, capaz de resolver os problemas com o calçamento, há muito tempo“. O presidente da Associação dos Empresários do Comércio (Aecom), Manoel Castro, também tem motivos para comemorar. Ele assegura que “a requalificação está trazendo a clientela de volta e as vendagens estão melhorando”.

Agilidade

As obras nos cinco lotes são feitas de modo simultâneo. De acordo com a Dircas, o projeto já possui 63% de obras executadas, registrando 100 vias concluídas e 79 em andamento. Outras 105 ainda passarão por intervenções, totalizando 284 ruas. O investimento no Lote 1 é de R$28 milhões e o projeto, como um todo, envolve recursos que superam a marca de R$124 milhões.

As peculiaridades de cada região estão sendo respeitadas e o projeto, mesmo moderno, manteve, a característica original de cada pavimento, como explica Mathias, que ainda lembra que “em alguns casos, ruas que hoje estão asfaltadas, como a Direta do Santo Antônio e a Chile, voltarão a ser de paralelepípedo”.

 
 
mais notícias....