Mais 3 comunidades atendidas com o "Sexta sem Mosquito" em Itacaré.
redação
Mais três bairros de Itacaré foram atendidos esta semana com o Programa "Sexta Sem Mosquito", que tem o objetivo de combater os focos do mosquito da dengue e conscientizar as comunidades sobre a importância de ajudar para evitar a doença. A realização é da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, que vem desenvolvendo o projeto de orientação e conscientização nas mais diversas comunidades da sede e da zona rural do município.
 
Dessa vez as comunidades atendidas com o programa foram os bairros da Ladeira Grande, Ribeirinha e Rua da Linha, Na Ladeira Grande, por exemplo, os agentes de endemias descobriram uma grande quantidade de pneus colocados a céu aberto, que servem como espaços propícios para a proliferação do mosquito da dengue. Nesses casos os proprietários dos pneus foram orientados a armazenar de forma correta esse material, evitando o acúmulo de água parada. Também foram encontrados lixos depositados de forma irregular pelos moradores.
 
As ações de combate à dengue vêm sendo realizadas semanalmente nos bairros e em diversas comunidades, todas as sextas-feiras. O objetivo desse trabalho é orientar os moradores sobre os sintomas da dengue e as ações que devem ser adotadas pela própria comunidade para eliminar os potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti. No mês de março o trabalho continuará beneficiando e orientando as comunidades do Santo Antônio (Bairro Novo) e Marambaia.
 
O secretário municipal de Saúde, Ricardo Lins, explica que os mutirões são importantes não somente como forma de conscientização da comunidade, como também para atacar esses potenciais criadouros nesse período do ano com alta incidência de chuvas, onde historicamente há maior incidência de dengue. "Estamos intensificando os trabalhos e envolvendo a população para evitar a transmissão da doença", afirmou.
 
E a comunidade pode ser um grande agente nesse combate à dengue. Para isso é preciso que não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação, deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros, além de não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins, colocando areia fina até a borda do pratinho. As plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana.
 
A comunidade também está sendo orientada para que não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo. Também é preciso que mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário. Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão. Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana, dentre várias outras ações, além de limpar frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.
 
 
mais notícias....