Prefeitura de Itacaré colocará internet livre no Assentamento Pancada Grande.
redação
A Prefeitura de Itacaré estará implantando já nos próximos dias o serviço de internet livre para beneficiar toda a comunidade do Projeto de Assentamento Pancada Grande. O anuncio foi feito pelo prefeito Antônio de Anízio durante o 1º Encontro da Juventude Rural da Frente de Trabalhadores Livres do Território Litoral Sul da Bahia, realizado entre os dias 08 a 10 de março. A proposta, segundo o prefeito, é garantir o acesso à informação, possibilitar o intercâmbio e a busca de novas culturas e conhecimentos, além de assegurar a inclusão social e oferecer principalmente aos jovens a oportunidade de permanecerem no campo com mais qualidade de vida.
 
Antônio de Anízio também anunciou a inauguração, já nos próximos dias, do posto de saúde do Assentamento Pancada Grande, como forma de garantir um melhor atendimento aos pacientes do local, sem precisar ter que fazer o deslocamento para o centro da cidade. As obras do posto já estão em fase de conclusão. De acordo com o prefeito, a zona rural é de fundamental importância na garantia na produção e na geração de emprego e renda, mas é preciso garantir mais serviços e uma melhor qualidade de vida para o jovem, as crianças, o homem e a mulher do campo.
 
A importância da permanência do jovem no campo foi um dos principais debates do 1º Encontro da Juventude Rural da Frente de Trabalhadores Livres do Território Litoral Sul da Bahia realizado pela FTL, Central de Cooperativas de Agricultores e Agricultoras Familiares e Economia Solidaria dos Territórios de Identidade da Região Cacaueira da Bahia, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Prefeitura Municipal de Itacaré. De acordo com os organizadores, se faz urgente mostrar a importância da criança, do adolescente e do jovem para a cada comunidade rural, no processo de sucessão, de sonhos e de luta na construção de uma sociedade mais justa e humana, daí a importância desse encontro.
 
Além do prefeito Antônio de Anízio, do vice Genilson Souza e dos secretários municipais, o encontro contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do deputado estadual Rosemberg Pinto, representantes do Incra, da Ceplac e dos mais diversos movimentos sociais ligados à agricultura. O evento reuniu jovens de 19 comunidades, assentamentos e acampamentos de Reforma Agraria da base do Movimento no Território Litoral Sul. Um dos objetivos foi discutir com a sociedade a importância dos jovens como protagonista, seja na ação da política geral, seja em qualquer lugar que demande cidadania.
 
O I Encontro da Juventude Rural do FTL – Território Litoral Sul da Bahia teve a proposta de capacitar os jovens em oficinas, oferecer conhecimentos novos e proporcionar uma força maior de integração local e entre as comunidades participantes, mostrando que a juventude deve buscar cada vez mais conhecimento e a faça ficar no meio rural com qualidade de vida, alegria e orgulho para crescer e fazer crescer sua comunidade, seu lugar, seu país. Dentre as principais metas do encontro foi a proposta de formar lideranças, integrar a juventude participante, promover debates da atualidade, realizar trabalhos em grupo, difundir ideias, capacitar os jovens e apresentar a eles as muitas possibilidades de se viver no meio rural com qualidade de vida, liberdade, responsabilidade, atribuindo-lhe o direito de agir como desejar, contudo, mostrar as responsabilidades e consequências de seus atos.
 
 
mais notícias....