Capital baiana ganha novo ponto de comercialização de produtos da agricultura familiar.
redação
Mais um ponto de comercialização de produtos da agricultura familiar está à disposição do público da capital baiana. Os cortes especiais de caprinos e ovinos da Fino Sertão, que comercializa produtos da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), podem ser adquiridos na Loja Bodexpress, no Centro Comercial do Imbuí. 
 
O espaço oferece também produtos derivados da cana-de-açúcar, da Cooperativa dos Produtores de Cana e seus Derivados da Micro Região de Abaíra (Coopama), mel da Cooperativa de Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf) e a cerveja de umbu da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc).
 
De acordo com o presidente da FrigBahia, Walcir Rios, o objetivo é ampliar a oferta de produtos. “Nós estamos tentando levar a caprinovinocultura para o grande mercado consumidor, com o objetivo de conquistar novas oportunidades de negócios, nas boutiques de carne. A estratégia é ter um mercado que garanta a sustentabilidade da produção. Hoje 90% de nossa comercialização é realizada em Salvador e região metropolitana, e os outros 10% no interior do estado”.
 
A contadora Ana Brito, que visitou a loja pela primeira vez e comprou o corte de carneiro e um espetinho de bode assado na chapa, ficou entusiasmada de encontrar os cortes de caprinos e ovinos, com origem reconhecida, nesse espaço em Salvador. “Eu gosto muito desses cortes e, aqui em Salvador, eu tinha dificuldade de encontrar produtos com procedência certificada como esses”. 
 
Para Maiane Moreira, uma das sócias da loja, a experiência de trabalhar com os produtos da agricultura familiar está sendo positiva. “O nosso forte são os cortes de caprinos e ovinos da Fino Sertão, mas também temos outros produtos da agricultura familiar, como a cachaça, rapadura, açúcar mascavo e mel e a cerveja de umbu, mas a expectativa é estender e colocar outros produtos. Por isso, estamos entrando em contato com outras cooperativas de produção de derivados da mandioca e de temperos”.
 
A Cooap é uma das cooperativas baianas contempladas no edital de Caprinovinocultura do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento rural (SDR). A entidade vem qualificando a produção e reposicionando seus produtos no mercado, além apresentar ao público a qualidade e o sabor requintado dos cortes especiais de caprino.
 
 
mais notícias....