Marisqueiras da RMS são capacitadas para acesso a políticas públicas.
redação

Marisqueiras e pescadores dos municípios de Candeias, Saubara e Maragojipe, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) participam, desta segunda a quarta-feira (23 a 25), de uma oficina voltada a orientá-los sobre elaboração de projetos para acesso a políticas públicas como os programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o de Aquisição de Alimentos (PAA). Iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado (Seagri), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR),

A Bahia Pesca atuará no suporte da logística, alimentação e material didático para os 90 pescadores que serão beneficiados com a ação. A capacitação, ministrada pela SDR, terá como principais assuntos abordados a construção de projetos para o PAA e o PNAE e a apresentação da legislação dessas políticas públicas. 

As atividades serão iniciadas no município de Candeias, na segunda (23), e acontecem das 9 às 12h, no Centro de Formação dos Professores da cidade (Rua Dois de Fevereiro, s/n - Centro), com a participação de 30 marisqueiras e pescadores da região. Na terça (24), em Saubara, das 13h30 às 17h30, no Colégio Cemac (Rua Ananias Requião, s/n - Centro), capacitando 30 marisqueiras. Na quarta (25), em Maragojipe, no mesmo horário, na sede da Fundação Vovó do Mangue, localizada na Praça Conselheiro Antônio Rebouças, n°16, Centro, contemplando 30 pescadores.

“Com os conhecimentos adquiridos durante a capacitação, as marisqueiras poderão ter mais autonomia para realizar suas atividades, como a inserção do pescado na alimentação escolar”, afirma a gerente de assistência técnica da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos.

O PAA é uma ação para fortalecer a agricultura familiar e colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil, por meio de comercialização que favoreça a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. O PNAE oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

 
 
mais notícias....