Pescadores de Prado recebem curso de habilitação naval.
redação

Pescadores do município de Prado (a 670 quilômetros de Salvador) terão a oportunidade de regularizar sua situação administrativa e navegar com mais segurança pela Baía de Todos os Santos. Eles participarão de um “curso de habilitação naval para pescadores” que a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), promove entre os dias 15 e 25 de maio, das 8h às 17h, na sede da Colônia de Pescadores Z-23, situada na Rua José Joaquim Seabra - s/n, Centro).

Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados nas aulas. A capacitação, com carga horária de 80 horas, é ministrada pela Capitania dos Portos. Serão beneficiados cerca de 30 pescadores.

Ao final do curso, os pescadores aprovados receberão seus certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que certifica o pescador como capacitado para a condução de embarcações pesqueiras. Os alunos receberão todo o material didático sem custos.

Várias técnicas de ensino são utilizadas durante a capacitação, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição. 

“Com os conhecimentos adquiridos durante as aulas, os pescadores poderão navegar com mais segurança e ter mais autonomia para realizar suas atividades”, afirmou o presidente da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues.

 
 
mais notícias....