Com lâmpadas de LED na Avenida, Ilhéus espera economia de 86% no consumo de energia.
redação

As pessoas que costumam andar à noite pela Avenida Soares Lopes, cartão postal de Ilhéus, acreditam que a cidade está razoavelmente bem iluminada com suas centenas de lâmpadas de vapor de sódio, de cor branca mercúrio. Possivelmente, dentro de algumas semanas, a impressão deve ser outra. Um novo sistema de iluminação em LED está sendo implantado pela Prefeitura no canteiro central daquela artéria. "Além de ter impacto positivo sobre o meio ambiente, vamos ter uma economia de energia em mais de 86 por cento", destaca o novo secretário de Serviços Urbanos, Hermano Fahning.

 

A previsão de entrega, segundo a Ghia Engenharia Ltda, empresa responsável pelo serviço é dia 28 de junho, data em que se comemora o Dia da Cidade. Quando for concluído, o novo sistema vai melhorar em até 80 por cento as condições de visibilidade para quem trafegar pela avenida, se comparadas às condições atuais. De acordo com a administração municipal, a modernização e iluminação fazem parte de um conjunto de ações que vai melhorar a luminosidade, valorizar a beleza e garantir maior sensação de segurança aos moradores e visitantes.

 

Economia real – Segundo o secretário, na antiga iluminação, as lâmpadas consumiam 3.200 watts/mês e com o novo sistema, o consumo cairá para 440 watts", ressalta. Atualmente, acrescenta o secretário, "estão sendo desativados e removidos os antigos postes, e por isso, a empresa está instalando 27 refletores de 400 watts no prolongamento da avenida e, por isso, a medida é temporária até a finalização da obra". O novo sistema visa reduzir a taxa de falhas das luminárias, adequação da iluminação da cidade às normas brasileiras, além de harmonização com a nova ponte que ligará o centro de Ilhéus ao bairro Pontal e toda a zona sul.

 

Para o avanço das obras, foi necessário efetuar ações de capinagem e de poda de árvores sob a orientação da Superintendência do Meio Ambiente da Seplandes e acompanhamento do Ministério Púbico, conforme relata a superintendente Joélia Sampaio. O novo sistema de iluminação vai eliminar as áreas de sombra entre uma luminária e outra e, com isso, melhorar a qualidade no atendimento ao cidadão. O projeto vai abrigar, no prolongamento do canteiro central, 60 postes com 120 luminárias, além da área de estacionamento externo do Centro de Convenções.

 
 
mais notícias....